Determinação de nitratos e nitritos em conservas de carne comercializadas em Manaus - Amazonas / Carlos Henrique Lopez Panduro.

Por: Lopez Panduro, Carlos HenriqueColaborador(es):Galvão, João Ferreira [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 1991Notas: 58 f. : ilAssunto(s): Carne -- Manaus (AM) -- Conservação | Carne -- Manaus (AM) -- InspeçãoClassificação Decimal de Dewey: 576.163 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1991 Sumário: Um total de 50 amostras de conservas de carne industrializadas e comercializadas na cidade de Manaus - Amazonas, foram analisadas em dois grupos, contendo no primeiro grupo salsichas e no segundo grupo carne presuntada. O trabalho foi executado no Laboratório de Toxicologia do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas. A coleta ao acaso teve lugar nos meses de Junho de 89 a Março de 1990. A finalidade da pesquisa foi determinar o teor de nitratos e nitritos que são utilizados nesses alimentos como conservantes e de comparar nossos resultados com os existentes na literatura nacional e internacional, assim como verificar se os níveis encontrados estão de acordo com a legislação atual. Para conseguir nosso objetivo e tratando de adaptar às condições do laboratório, escolhemos um método simples, rápido e barato descrito na metodologia. Os níveis mínimos e máximos desses íons por nós encontrados foi de 72,52 a 252,07 p.p.m. para o nitrato e de 5,2 a 23,6 p.p.m. para o nitrito, nas 50 amostras analisadas. Considerando o limite de tolerância estabelecido pela Legislação Nacional e Internacional, verificamos que 24% das amostras apresentaram níveis de íon nitrato superiores aos permitidos, enquanto que para o íon nitrito os níveis foram considerados baixos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1991

Um total de 50 amostras de conservas de carne industrializadas e comercializadas na cidade de Manaus - Amazonas, foram analisadas em dois grupos, contendo no primeiro grupo salsichas e no segundo grupo carne presuntada. O trabalho foi executado no Laboratório de Toxicologia do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas. A coleta ao acaso teve lugar nos meses de Junho de 89 a Março de 1990. A finalidade da pesquisa foi determinar o teor de nitratos e nitritos que são utilizados nesses alimentos como conservantes e de comparar nossos resultados com os existentes na literatura nacional e internacional, assim como verificar se os níveis encontrados estão de acordo com a legislação atual. Para conseguir nosso objetivo e tratando de adaptar às condições do laboratório, escolhemos um método simples, rápido e barato descrito na metodologia. Os níveis mínimos e máximos desses íons por nós encontrados foi de 72,52 a 252,07 p.p.m. para o nitrato e de 5,2 a 23,6 p.p.m. para o nitrito, nas 50 amostras analisadas. Considerando o limite de tolerância estabelecido pela Legislação Nacional e Internacional, verificamos que 24% das amostras apresentaram níveis de íon nitrato superiores aos permitidos, enquanto que para o íon nitrito os níveis foram considerados baixos.

Área de concentração: Tecnologia de Alimentos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha