Sistemática de Simothraulopsis Demoulin, 1966 (Ephemeroptera: Leptophlebiidae: Atalophlebiinae) / Jeane Marcelle Cavalcante do Nascimento.

Por: Nascimento, Jeane Marcelle Cavalcante doColaborador(es): Hamada, Neusa [Orientadora] | Salles, Frederico Falcão [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2014Notas: xviii, 176f. : ilAssunto(s): Filogenia | Simothraulopsis | Ephemeroptera -- SistemáticaClassificação Decimal de Dewey: 595.734 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2014 Sumário: Simothraulopsis Demoulin, 1960 pertence à Leptophlebiidae e possui ocorrência somente para a região Neotropical. Atualmente é representado por cinco espécies, sendo que apenas três delas possuem as ninfas descritas. No geral, estudos com o gênero são apenas pontuais e carecem de informação, principalmente sobre a biologia e distribuição das espécies. Neste trabalho, a partir de material coletado em várias regiões do Brasil, apresentamos uma revisão do conhecimento sobre Simothraulopsis, adicionando novas informações taxonômicas e biológicas sobre o gênero. Um estudo filogenético, baseado em dados morfológicos, foi realizado visando avaliar o monofiletismo e as relações interespecíficas de Simothraulopsis. Com este propósito, foram levantados 46 caracteres dos adultos e ninfas referentes à morfologia externa. Os caracteres foram avaliados por meio da parcimônia de Fitch com pesos iguais e pesagens sucessivas, e as topologias obtidas foram enraizadas a posteriori de acordo com a posição de um grupo externo. A análise resultou em uma única árvore mais parcimoniosa e confirmou o monofiletismo de Simothraulopsis, sustentadado por quatro sinapomorfias, bem como a sua relação como grupo-irmão de Homothraulus Demoulin, 1955. Como resultado taxonômico, quatro novas espécies foram descritas, incrementando em 80% o número de representantes para o gênero. As ninfas de Simothraulopsis diamantinensis Mariano, 2010 e Simothraulopsis janae Mariano, 2010 foram descritas e a distribuição geográfica do gênero foi expandida para diversas regiões do Brasil. Anteriormente, três, das cinco espécies do gênero, eram registradas apenas para suas localidades-tipo. Descrições detalhadas, incluindo ilustrações de estruturas não utilizadas usualmente em estudos taxonômicos sobre a família, diagnoses, comentários biológicos e chaves para identificar ninfas e adultos do gênero integram o conhecimento relativo ao gênero.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.734 N244s (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 14-0597

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2014

Simothraulopsis Demoulin, 1960 pertence à Leptophlebiidae e possui ocorrência somente para a região Neotropical. Atualmente é representado por cinco espécies, sendo que apenas três delas possuem as ninfas descritas. No geral, estudos com o gênero são apenas pontuais e carecem de informação, principalmente sobre a biologia e distribuição das espécies. Neste trabalho, a partir de material coletado em várias regiões do Brasil, apresentamos uma revisão do conhecimento sobre Simothraulopsis, adicionando novas informações taxonômicas e biológicas sobre o gênero. Um estudo filogenético, baseado em dados morfológicos, foi realizado visando avaliar o monofiletismo e as relações interespecíficas de Simothraulopsis. Com este propósito, foram levantados 46 caracteres dos adultos e ninfas referentes à morfologia externa. Os caracteres foram avaliados por meio da parcimônia de Fitch com pesos iguais e pesagens sucessivas, e as topologias obtidas foram enraizadas a posteriori de acordo com a posição de um grupo externo. A análise resultou em uma única árvore mais parcimoniosa e confirmou o monofiletismo de Simothraulopsis, sustentadado por quatro sinapomorfias, bem como a sua relação como grupo-irmão de Homothraulus Demoulin, 1955. Como resultado taxonômico, quatro novas espécies foram descritas, incrementando em 80% o número de representantes para o gênero. As ninfas de Simothraulopsis diamantinensis Mariano, 2010 e Simothraulopsis janae Mariano, 2010 foram descritas e a distribuição geográfica do gênero foi expandida para diversas regiões do Brasil. Anteriormente, três, das cinco espécies do gênero, eram registradas apenas para suas localidades-tipo. Descrições detalhadas, incluindo ilustrações de estruturas não utilizadas usualmente em estudos taxonômicos sobre a família, diagnoses, comentários biológicos e chaves para identificar ninfas e adultos do gênero integram o conhecimento relativo ao gênero.

Área de concentração : Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha