Biomassa, trocas gasosas e aspectos nutricionais de plantas jovens de Ochroma pyramidale (Cav. Ex Lamb) em resposta à fertilização nitrogenada e da interação fósforo e ambiente de luz / Hellen Fernanda Viana Cunha.

Por: Cunha, Hellen Fernanda VianaColaborador(es):Gonçalves, José Francisco de Carvalho [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2014Notas: 76 f. : ilAssunto(s): Trocas gasosas | Fisiologia vegetalClassificação Decimal de Dewey: 581.5 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2014 Sumário: O plantio de espécies florestais exige conhecimento dos seus requerimentos nutricionais e de irradiância. Neste trabalho investigou-se os efeitos da fertilização nítrica e amoniacal e da interação entre a fertilização fosfatada e níveis de irradiância em plantas de Ochroma pyramidale. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Vegetal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia sob regime de casa de vegetação, com duração de 210 e 160 dias, respectivamente, para os experimentos com N e P. Os maiores valores de massa seca foram observados nas plantas fertilizadas com amônio quando comparadas com o controle e com as plantas fertilizadas com nitrato. Para as trocas gasosas, a fertilização com amônio promoveu taxas de fotossintéticas 106 e 19%, maiores que as observadas nas plantas do controle e nas fertilizadas com nitrato, respectivamente. A fertilização fosfatada e o aumento da irradiância contribuíram para o aumento na massa seca dos compartimentos e total das plantas. As taxas de fotossíntese também foram maiores nas plantas fertilizadas com fósforo e submetidas à maior irradiância. Essas informações contribuem para o entendimento das respostas de plantas jovens de O. Pyramidale a fatores primários com disponibilidade de N. P e irradiância, e sugere novas investigações que permitam estudar as respostas fisiológicas dessa espécie a diferentes proporções NO3-/NH4+, a diferentes dosagens de P, e à interação entre N e P, assim como a outros níveis de irradiância, tanto em condições controladas como em condições de campo.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 581.5 C972b (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível INPA.2015.14604

Dissertação (mestre) - INPA, 2014

O plantio de espécies florestais exige conhecimento dos seus requerimentos nutricionais e de irradiância. Neste trabalho investigou-se os efeitos da fertilização nítrica e amoniacal e da interação entre a fertilização fosfatada e níveis de irradiância em plantas de Ochroma pyramidale. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Vegetal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia sob regime de casa de vegetação, com duração de 210 e 160 dias, respectivamente, para os experimentos com N e P. Os maiores valores de massa seca foram observados nas plantas fertilizadas com amônio quando comparadas com o controle e com as plantas fertilizadas com nitrato. Para as trocas gasosas, a fertilização com amônio promoveu taxas de fotossintéticas 106 e 19%, maiores que as observadas nas plantas do controle e nas fertilizadas com nitrato, respectivamente. A fertilização fosfatada e o aumento da irradiância contribuíram para o aumento na massa seca dos compartimentos e total das plantas. As taxas de fotossíntese também foram maiores nas plantas fertilizadas com fósforo e submetidas à maior irradiância. Essas informações contribuem para o entendimento das respostas de plantas jovens de O. Pyramidale a fatores primários com disponibilidade de N. P e irradiância, e sugere novas investigações que permitam estudar as respostas fisiológicas dessa espécie a diferentes proporções NO3-/NH4+, a diferentes dosagens de P, e à interação entre N e P, assim como a outros níveis de irradiância, tanto em condições controladas como em condições de campo.

Area de concentração : Ciências de Florestas Tropicais.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha