Suplementação de metionina e/ou lisina em rações com níveis decrescentes dos teores de proteína para juvenis de tambaqui, Colossoma macropomum/ Lian Valente Brandão.

Por: Brandão, Lian ValenteColaborador(es):Pereira Filho, Manoel [Orientador] | Roubach, Rodrigo [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.] 2006Notas: x, 36 f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- Alimentação e rações | Nutrição animal -- Proteínas | Impacto ambientalClassificação Decimal de Dewey: 597.50443 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da redução de níveis protéicos e da suplementação de lisina e metionina, sobre o desempenho e excreção de amônia por juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum). Trezentos e trinta e seis peixes (64,5 ± 1,06g), foram distribuídos uniformemente em 24 tanques (l20L) em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial de duas entradas: 2 níveis protéicos (25% e 20%) e 4 niveis de inclusão de aminoácidos ((a) 0% de suplementação, b) Dl-­Metionina (3% da PB), c) L-lisina (5% da PB) e d) Dl-Metionina (3% da PB) + L-lisina (5% da PB). Todas as dietas foram isocalóricas (300 kcal EB/100g) e administradas manualmente duas vezes ao dia até a saciedade aparente por um periodo de 55 dias. Não foram observadas diferenças significativas (p0,05) nos parâmetros de qualidade de água. Não foram observados efeitos significativos (p0,05) dos níveis protéicos sobre o ganho de peso, conversão alimentar, taxa de crescimento específico e utilização liquida de proteína, com exceção da taxa de eficiência protéica, que apresentou melhora nos tratamentos com 20% de PB. Os tratamentos suplementados com lísina apresentaram melhores resultados (p0,05) para todos os índices zootécnicos testados. A inclusão de metionina não proporcionou melhora para estes parâmetros. A excreção de amônia total diminuiu 28,4% quando o teor protéico foi reduzido de 25% para 20%, porém a suplementação de lisina e/ou metionina não influenciaram este fator.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50443 B817s (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0193

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da redução de níveis protéicos e da suplementação de lisina e metionina, sobre o desempenho e excreção de amônia por juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum). Trezentos e trinta e seis peixes (64,5 ± 1,06g), foram distribuídos uniformemente em 24 tanques (l20L) em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial de duas entradas: 2 níveis protéicos (25% e 20%) e 4 niveis de inclusão de aminoácidos ((a) 0% de suplementação, b) Dl-­Metionina (3% da PB), c) L-lisina (5% da PB) e d) Dl-Metionina (3% da PB) + L-lisina (5% da PB). Todas as dietas foram isocalóricas (300 kcal EB/100g) e administradas manualmente duas vezes ao dia até a saciedade aparente por um periodo de 55 dias. Não foram observadas diferenças significativas (p0,05) nos parâmetros de qualidade de água. Não foram observados efeitos significativos (p0,05) dos níveis protéicos sobre o ganho de peso, conversão alimentar, taxa de crescimento específico e utilização liquida de proteína, com exceção da taxa de eficiência protéica, que apresentou melhora nos tratamentos com 20% de PB. Os tratamentos suplementados com lísina apresentaram melhores resultados (p0,05) para todos os índices zootécnicos testados. A inclusão de metionina não proporcionou melhora para estes parâmetros. A excreção de amônia total diminuiu 28,4% quando o teor protéico foi reduzido de 25% para 20%, porém a suplementação de lisina e/ou metionina não influenciaram este fator.

Área de concentração : Biologia de Água Doce e Pesca Interior

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha