Diversidade do repertório eletrocomunicativo de Microsternarchus cf. bilineautus Fernandéz - Yépez, 1968 (Pisces: Gymnotiformes) durante a maturaçao sexual em cativeiro / Adília dos Prazeres da Rocha Nogueira.

Por: Nogueira, AdíliaColaborador(es):Gomes, José Antônio Alves [Orientador] | Zuanon, Jansen [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: iv, 80 f. : ilAssunto(s): Peixe elétrico | Gymnotiformes | MicrosternarchusClassificação Decimal de Dewey: 597.50416 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: Os peixes elétricos de água doce possuem um sistema sensorial e motor, designado por Sistema Eletrogênico e Eletrosensorial, que está associado à detecçao e geraçao de campos elétricos. Os Gymnotiformes da América Central e do Sul possuem órgaos elétricos especializados e eletroreceptores utilizados na localizaçao ativa de objetos e organismos e na interaçao social inter e intraespecífica. O conhecimento da diversidade da eletrocomunicaçao tem mostrado ser um excelente modelo para o estudo da origem e do significado adaptativo do comportamento e da comunicaçao animal: a variaçao de algumas propriedades físicas relativas ao formato da onda e dos padroes temporais da DOE parecem ser fundamentais para a exibiçao de comportamentos agonísticos e reprodutivos. Este trabalho teve como objetivo principal caracterizar a diversidade de manifestaçoes eletrocomunicativas durante a maturaçao sexual de Microsternarchus cf. bilineatus. Assim, com os resultados obtidos foi possível caracterizar a descarga de Microsternarchus cf. bilineatus, como sendo tipo pulso; trifásica; com uma taxa de repetiçao que variou entre 146Hz e 34Hz, e com ciclo circadiano bem definido. Foi possível estabelecer dimorfismo sexual para o grupo estudado na taxa de repetiçao (superior nos machos) e na forma de onda (amplitude relativa da fase III e duraçao relativa da fase I superior nas fêmeas). Finalmente, foram identificados e descritos comportamentos de defesa de território e dominância associados a taxas de repetiçao mais elevadas. Com estes resultados foi possível concluir que as modulaçoes características do repertório eletrocomunicativo de Microsternarchus cf. bilineatus podem ser encontradas, principalmente, na nálise da forma de onda.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50416 N778 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0315

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

Os peixes elétricos de água doce possuem um sistema sensorial e motor, designado por Sistema Eletrogênico e Eletrosensorial, que está associado à detecçao e geraçao de campos elétricos. Os Gymnotiformes da América Central e do Sul possuem órgaos elétricos especializados e eletroreceptores utilizados na localizaçao ativa de objetos e organismos e na interaçao social inter e intraespecífica. O conhecimento da diversidade da eletrocomunicaçao tem mostrado ser um excelente modelo para o estudo da origem e do significado adaptativo do comportamento e da comunicaçao animal: a variaçao de algumas propriedades físicas relativas ao formato da onda e dos padroes temporais da DOE parecem ser fundamentais para a exibiçao de comportamentos agonísticos e reprodutivos. Este trabalho teve como objetivo principal caracterizar a diversidade de manifestaçoes eletrocomunicativas durante a maturaçao sexual de Microsternarchus cf. bilineatus. Assim, com os resultados obtidos foi possível caracterizar a descarga de Microsternarchus cf. bilineatus, como sendo tipo pulso; trifásica; com uma taxa de repetiçao que variou entre 146Hz e 34Hz, e com ciclo circadiano bem definido. Foi possível estabelecer dimorfismo sexual para o grupo estudado na taxa de repetiçao (superior nos machos) e na forma de onda (amplitude relativa da fase III e duraçao relativa da fase I superior nas fêmeas). Finalmente, foram identificados e descritos comportamentos de defesa de território e dominância associados a taxas de repetiçao mais elevadas. Com estes resultados foi possível concluir que as modulaçoes características do repertório eletrocomunicativo de Microsternarchus cf. bilineatus podem ser encontradas, principalmente, na nálise da forma de onda.

Area de concentraçao: Genética, Conservaçao e Biologia Evolutiva

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha