Potencialidade do uso de bactérias secretoras de enzimas digestivas no cultivo do tambaqui Colossoma macropomum (Curvier, 1818) / Michel Lopes Machado.

Por: Machado, Michel LopesColaborador(es): Pereira Filho, Manoel [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: xiii, 44 f. : il. colorAssunto(s): Tambaqui -- Alimentação e rações | Nutrição animal | Bactérias | EnzimasClassificação Decimal de Dewey: 597.50414 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: A piscicultura é uma atividade na área da produçao animal que apresentou altas taxas de crescimento no estado do Amazonas nos últimos anos, sendo o tambaqui a espécie mais cultivada. As despesas com alimentaçao podem ser responsáveis por até 60% do custo de produçao. Uma área de pesquisa que está crescendo em aqüicultura é o desenvolvimento e uso de probióticos, microrganismos vivos que habitam o trato gastrintestinal que podem conferir alguma vantagem para o hospedeiro. Estudos com tambaqui indicam que a inclusao de enzimas exógenas na raçao aumenta a digestibilidade dos nutrientes. Neste trabalho foi realizado um screening de bactérias secretoras de enzimas digestivas no trato gastrointestinal do tambaqui, e os isolados secretores de protease mais promissores foram submetidos a um processo de inclusao na raçao experimental. As atividades testadas foram amilolítica, lipidolítica e proteolítica. A contagem de colônias produtoras das enzimas foi de 1,31 x 108, 1,82 x 108 e 1,27 x 108 UFC/g de tecido, respectivamente, com quatro, 29 e 46 isolados secretores. Dentre os 46 isolados secretores de protease, seis apresentaram atividade maior do que duas unidades de atividade (UA), oito apresentaram atividade entre uma e duas UA e 32 tiveram atividade menor que uma UA. As linhagens TP1, TP20 e T3P18 passaram por teste de patogenicidade in vivo, nao causaram mortalidade e foram adicionadas à raçao. Culturas puras dos isolados foram caracterizadas morfológica e bioquimicamente e, de acordo com os testes, foram identificadas como Micrococcus sp. e Bacillus sp.. Houve uma perda da ordem de duas potências no número de células viáveis durante o processo de fabricaçao em todas as raçoes experimentais. O tambaqui conta com uma fonte microbiana (portanto exógena) de enzimas (amilase, lipase e protease), além das fontes endógenas presentes no seu trato gastrointestinal, que podem auxiliar no processo digestivo. A incorporaçao dos microorganismos à raçao mostrou-se viável.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50414 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0326

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

A piscicultura é uma atividade na área da produçao animal que apresentou altas taxas de crescimento no estado do Amazonas nos últimos anos, sendo o tambaqui a espécie mais cultivada. As despesas com alimentaçao podem ser responsáveis por até 60% do custo de produçao. Uma área de pesquisa que está crescendo em aqüicultura é o desenvolvimento e uso de probióticos, microrganismos vivos que habitam o trato gastrintestinal que podem conferir alguma vantagem para o hospedeiro. Estudos com tambaqui indicam que a inclusao de enzimas exógenas na raçao aumenta a digestibilidade dos nutrientes. Neste trabalho foi realizado um screening de bactérias secretoras de enzimas digestivas no trato gastrointestinal do tambaqui, e os isolados secretores de protease mais promissores foram submetidos a um processo de inclusao na raçao experimental. As atividades testadas foram amilolítica, lipidolítica e proteolítica. A contagem de colônias produtoras das enzimas foi de 1,31 x 108, 1,82 x 108 e 1,27 x 108 UFC/g de tecido, respectivamente, com quatro, 29 e 46 isolados secretores. Dentre os 46 isolados secretores de protease, seis apresentaram atividade maior do que duas unidades de atividade (UA), oito apresentaram atividade entre uma e duas UA e 32 tiveram atividade menor que uma UA. As linhagens TP1, TP20 e T3P18 passaram por teste de patogenicidade in vivo, nao causaram mortalidade e foram adicionadas à raçao. Culturas puras dos isolados foram caracterizadas morfológica e bioquimicamente e, de acordo com os testes, foram identificadas como Micrococcus sp. e Bacillus sp.. Houve uma perda da ordem de duas potências no número de células viáveis durante o processo de fabricaçao em todas as raçoes experimentais. O tambaqui conta com uma fonte microbiana (portanto exógena) de enzimas (amilase, lipase e protease), além das fontes endógenas presentes no seu trato gastrointestinal, que podem auxiliar no processo digestivo. A incorporaçao dos microorganismos à raçao mostrou-se viável.

Co-Oriebtador : Matsuura, Takeshi

Area de concentraçao : Biologia de água doce e Pesca Interior

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha