História evolutiva de espécies do gênero Potamotrygon Garman, 1877 (Potamotrygonidae) na Bacia Amazônica / Daniel Toffoli Ribeiro.

Por: Ribeiro, Daniel ToffoliColaborador(es): Farias, Izeni Pires [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2006Notas: XX, 126 f. : il. colorAssunto(s): Potamotrygon | Arraias de água doce | Filogenia | FilogeografiaClassificação Decimal de Dewey: 597.350415 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: O ancestral da família Potamotryonidae adaptou-se ao ambiente de água doce há cerca de 20 milhões de anos atrás a partir do noroeste da América do Sul. Desde então, o grupo irradiou em cerca de 20 espécies, classificados em três gêneros. No presente estudo foi demonstrado que o surgimento de Plesiotrygon iwamae, Potamotrygon sp.1 e P. schroederi ocorreu em um curto espaço de tempo há cerca de 7 milhões de anos atrás. O surgimento de um grande número de espécies do gênero Potamotrygon, aqui denominado de grupo roseta-ocelado, se deu nos últimos dois milhões de anos atrás aproximadamente, em um curto espaço de tempo, o que torna muito difícil a reconstrução das relações filogenéticas entre essas espécies. O recente e rápido surgimento dessas espécies provavelmente está relacionado com a transposição do Arco do Purus e posterior colonização dos tributários do rio Amazonas, associado com processos de colonização/fragmentação devido a mudanças no nível das águas causadas pelas oscilações climáticas do Pleistoceno. O complexo de espécies Potamotrygon motoro, P. orbignyi e P. scobina sofreu uma expansão populacional, provavelmente, devido ao mesmo processo de transposição do Arco do Purus. Foi demonstrada a existência de pelo menos cinco linhagens evolutivas distintas nesse complexo, que ocorrem nos tributários do rio Amazonas, todas originadas a partir de P. motoro. Foi demonstrada uma forte associação entre haplótipos e localidades geográficas, com padrões de cor replicados em diferentes linhagens. A espécie P. orbignyi é polifilética, e deve ser revisada. A aplicação da metodologia do DNA barcoding nas espécies da família Potamotrygonidae é válida para identificar espécies, com exceção do complexo P. motoro, P. orbignyi e P. scobina que compartilham extensivamente haplótipos. Entretanto essa metodologia não é válida devem ser utilizados dados adicionais.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.350415 R484h (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0622

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

O ancestral da família Potamotryonidae adaptou-se ao ambiente de água doce há cerca de 20 milhões de anos atrás a partir do noroeste da América do Sul. Desde então, o grupo irradiou em cerca de 20 espécies, classificados em três gêneros. No presente estudo foi demonstrado que o surgimento de Plesiotrygon iwamae, Potamotrygon sp.1 e P. schroederi ocorreu em um curto espaço de tempo há cerca de 7 milhões de anos atrás. O surgimento de um grande número de espécies do gênero Potamotrygon, aqui denominado de grupo roseta-ocelado, se deu nos últimos dois milhões de anos atrás aproximadamente, em um curto espaço de tempo, o que torna muito difícil a reconstrução das relações filogenéticas entre essas espécies. O recente e rápido surgimento dessas espécies provavelmente está relacionado com a transposição do Arco do Purus e posterior colonização dos tributários do rio Amazonas, associado com processos de colonização/fragmentação devido a mudanças no nível das águas causadas pelas oscilações climáticas do Pleistoceno. O complexo de espécies Potamotrygon motoro, P. orbignyi e P. scobina sofreu uma expansão populacional, provavelmente, devido ao mesmo processo de transposição do Arco do Purus. Foi demonstrada a existência de pelo menos cinco linhagens evolutivas distintas nesse complexo, que ocorrem nos tributários do rio Amazonas, todas originadas a partir de P. motoro. Foi demonstrada uma forte associação entre haplótipos e localidades geográficas, com padrões de cor replicados em diferentes linhagens. A espécie P. orbignyi é polifilética, e deve ser revisada. A aplicação da metodologia do DNA barcoding nas espécies da família Potamotrygonidae é válida para identificar espécies, com exceção do complexo P. motoro, P. orbignyi e P. scobina que compartilham extensivamente haplótipos. Entretanto essa metodologia não é válida devem ser utilizados dados adicionais.

Área de concentração : Genética, Conservação e Biologia Evolutiva

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha