Densidade de iscas e variáveis ambientais influenciando a dominância nas comunidades de formigas em Florestas de Terra Firme, Amazônia Central, Manaus (AM) / Fabrício Beggiato Baccaro.

Por: Baccaro, Fabrício BeggiatoColaborador(es): Morais, José Wellington de [Orientador] | Ketelhut, Suzana Maria [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: xii, 65 f. : ilAssunto(s): Formigas | Manaus (AM)Classificação Decimal de Dewey: 595.796 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2006
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.796 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0402
Livro Livro
Dissertação T 595.796 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0403

Dominância é um conceito intrinsecamente ligado à riqueza, diversidade e abundância relativa de espécies. A quantidade de recursos disponíveis, ou produtividade, afeta diretamente a diversidade e conseqüentemente a dominância de uma comunidade. Neste trabalho examinei o efeito de gradientes de recursos, sobre os padroes de dominância (comportamental e numérica) e riqueza em comunidades de formigas de florestas de terra firme ao redor de Manaus, Amazônia Central. Também foram investigados como o volume e particulaçao do folhiço, umidade e temperatura do solo influenciam esses padroes. Foram criados dois gradientes de recursos: 28 transectos de 100 m com densidade de iscas variando entre 1 a 4 iscas a cada 10 m, e 27 transectos de 200 m com densidade de iscas entre 0,5 a 2 iscas a cada 10 m. Os tamanhos foram escolhidos por serem utilizados na maioria dos estudos de formigas. As variáveis ambientais foram amostradas em 10 pontos por transecto. Nos transectos menores, os pontos de coleta ficaram 10 m entre si, e nos transectos maiores, 20 m entre si. A dominância numérica e a riqueza total coletada por transecto nao foram influenciadas pela variaçao na densidade de recursos. Porém em transectos com maior densidade de iscas, tanto de 100 m quanto de 200 m, proporcionalmente mais espécies de comportamento subdominante foram coletadas. A densidade de recursos teve uma influência negativa sobre a dominância comportamental, medida aqui pela proporçao de iscas dominadas por transecto, somente nos transectos de 200 m. Já nos transectos de 100 m nao houve efeito. A maior densidade de recursos, facilitou a dominaçao de mais iscas pela mesma colônia, e mais espécies dominantes e relativamente raras foram coletadas. Os modelos gerados por análises de regressao múltipla com as variáveis ambientais só foram significativos nos transectos menores, pelo levantamento mais detalhado do ambiente (pontos de amostragem a cada 10 m). Em locais com maior volume e particulaçao de folhiço, menos iscas foram dominadas (numericamente e comportamentalmente). A umidade e temperatura do solo nao tiveram influência significativa sobre os padroes de dominância. Este trabalho mostra que a densidade dos recursos, e algumas variáveis ambientais atuam nas relaçoes entre espécies em comunidades de formigas de solo.

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2006

Area de concentraçao : Entomologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha