Diversidade e padrões de distribuição espacial de fungos de liteira sobre o solo em florestas de terra firme na Amazônia central / Ricardo Braga-Neto.

Por: Braga-Neto, RicardoColaborador(es):Luizão, Regina C. C [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2006Notas: vii, 67 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Fungos de liteira | Solos florestais -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 589.2 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 2006 Sumário: Os fungos participam de muitos processos vitais para a manutenção de florestas, embora pouco se saiba como afetam o funcionamento dos ecossistemas tropicais. A investigação sobre padrões de distribuição espacial é fundamental para se compreender padrões de diversidade e processos evolutivos, mas também para suprir demandas conservacionistas. O presente estudo investigou o papel do ambiente em mesoescala (25 km2) sobre a distribuição espacial dos fungos marasmióides de liteira em uma floresta de terra firme na Amazônia Central. Foram realizadas duas coletas em 30 parcelas de 0,25 x 250 m2, totalizando 1278 basidiomas, classificados em 119 morfoespécies. Os resultados obtidos contrariam a hipótese nula de que os fungos estariam distribuídos ao acaso, indicando que o ambiente exerce influência na distribuição espacial e temporal de fungos marasmióides em mesoescala. A topografia e a estrutura da vegetação determinaram a distribuição espacial da produção de basidiomas dos fungos em um período de baixa pluviosidade. O aumento da pluviosidade influenciou a composição de morfoespécies, mas não a abundância nem o número de morfoespécies. Entretanto, o aumento do esforço temporal de coleta é imprescindível para avaliar a consistência dos padrões observados.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 589.2 B813d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 07-0005

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 2006

Os fungos participam de muitos processos vitais para a manutenção de florestas, embora pouco se saiba como afetam o funcionamento dos ecossistemas tropicais. A investigação sobre padrões de distribuição espacial é fundamental para se compreender padrões de diversidade e processos evolutivos, mas também para suprir demandas conservacionistas. O presente estudo investigou o papel do ambiente em mesoescala (25 km2) sobre a distribuição espacial dos fungos marasmióides de liteira em uma floresta de terra firme na Amazônia Central. Foram realizadas duas coletas em 30 parcelas de 0,25 x 250 m2, totalizando 1278 basidiomas, classificados em 119 morfoespécies. Os resultados obtidos contrariam a hipótese nula de que os fungos estariam distribuídos ao acaso, indicando que o ambiente exerce influência na distribuição espacial e temporal de fungos marasmióides em mesoescala. A topografia e a estrutura da vegetação determinaram a distribuição espacial da produção de basidiomas dos fungos em um período de baixa pluviosidade. O aumento da pluviosidade influenciou a composição de morfoespécies, mas não a abundância nem o número de morfoespécies. Entretanto, o aumento do esforço temporal de coleta é imprescindível para avaliar a consistência dos padrões observados.

Área de concentração: Ecologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha