Tratamentos pré-germinativos visando minimizar a dormência em sementes de tucum¦ (Astrocaryum aculeatum G. Mey.)/ Patrícia Nazário.

Por: Nazário, PatríciaColaborador(es):Ferreira, Sidney Alberto do Nascimento [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: xii, 94 f. ilAssunto(s): Semente de tucumã | Sementes -- Germinação | Sementes -- Dormência | Astrocaryum aculeatumClassificação Decimal de Dewey: 584.50467 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do teor de água e de tratamentos pré-germinativos sobre a germinaç¦o de sementes de Astrocaryum aculeatum e identificar possíveis causas da dormência. Adicionalmente, foi feito um estudo anatSmico e histoquímico do tegumento. Observou-se que a emergência de plântulas foi favorecida pela embebiç¦o, em todas as temperaturas e períodos testados, contudo o menor tempo médio de emergência deu-se com sementes embebidas a 40°C pelo período de seis dias. Sementes com 28% de umidade, submetidas ao pré-tratamento com calor, a 35°C ou 40°C, apresentaram maior emergência de plântulas, com maior índice de velocidade de emergência e menores tempos de emergência do que aquelas cujo teor de água antes do pré-tratamento era de 21%. Em sacos plásticos fechados, o pré-tratamento com calor (40°C), independente do grau de umidade inicial da semente ou do período de condicionamento, favoreceu a germinaç¦o de A. aculeatum. Variáveis relacionadas à emergência de plântulas, o teor de gordura, o ponto de fus¦o dos lipídios e o teor de compostos fenólicos variaram entre progênies de A. aculeatum. A emergência e o índice de velocidade de emergência de plântulas das diferentes progênies correlacionaram-se negativamente com a gordura das sementes e positivamente com o ponto de fus¦o dos Iipídios, o qual se correlacionou negativamente com as sementes mortas. O extrato das sementes de A. aculeatum apresentou efeito de inibiç¦o da germinaç¦o das sementes de alface. O tegumento da semente é impregnado de compostos fenólicos e existem diferenças no arranjo e no tamanho das células do tegumento entre a regi¦o do opérculo e as demais regiSes.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 584.50467 N335t (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0191

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do teor de água e de tratamentos pré-germinativos sobre a germinaç¦o de sementes de Astrocaryum aculeatum e identificar possíveis causas da dormência. Adicionalmente, foi feito um estudo anatSmico e histoquímico do tegumento. Observou-se que a emergência de plântulas foi favorecida pela embebiç¦o, em todas as temperaturas e períodos testados, contudo o menor tempo médio de emergência deu-se com sementes embebidas a 40°C pelo período de seis dias. Sementes com 28% de umidade, submetidas ao pré-tratamento com calor, a 35°C ou 40°C, apresentaram maior emergência de plântulas, com maior índice de velocidade de emergência e menores tempos de emergência do que aquelas cujo teor de água antes do pré-tratamento era de 21%. Em sacos plásticos fechados, o pré-tratamento com calor (40°C), independente do grau de umidade inicial da semente ou do período de condicionamento, favoreceu a germinaç¦o de A. aculeatum. Variáveis relacionadas à emergência de plântulas, o teor de gordura, o ponto de fus¦o dos lipídios e o teor de compostos fenólicos variaram entre progênies de A. aculeatum. A emergência e o índice de velocidade de emergência de plântulas das diferentes progênies correlacionaram-se negativamente com a gordura das sementes e positivamente com o ponto de fus¦o dos Iipídios, o qual se correlacionou negativamente com as sementes mortas. O extrato das sementes de A. aculeatum apresentou efeito de inibiç¦o da germinaç¦o das sementes de alface. O tegumento da semente é impregnado de compostos fenólicos e existem diferenças no arranjo e no tamanho das células do tegumento entre a regi¦o do opérculo e as demais regiSes.

Área de concentração : Ciências de Florestas Tropicais

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha