Análise de casos de precipitações intensas na transição entre a estação seca e chuvosa de 2002 em Rondônia / Alana de Lima Pontes.

Por: Pontes, Alana de LimaColaborador(es):Silva Dias, Maria Assunção Faus da [Orientador]Detalhes da publicação: São Paulo [s.n.] 2006Notas: 143 f. : ilAssunto(s): Precipitação (Meteorologia) -- Variabilidade -- Rondônia | Secas(climatologia) -- Rondônia | Chuvas -- RondôniaClassificação Decimal de Dewey: 551.5773 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade de São Paulo, 2006 Sumário: Este estudo enfoca os principais eventos convectivos na transição da estação seca para a estação chuvosa de 2002 quando foi realizado o experimento DRYTOWET/LBA em Rondônia, do ponto de vista da grande e da mesoescala e quanto a sua variabilidade intra-sazonal. Os casos analisados são: 1) dias 19 a 25/09: ocorrência de Jato de Baixos Níveis de Sul (24/09) e associações com frente fria (25/09) e queda brusca da concentração de material particulado do dia 23 para 24/09; máximo de poluição entre 19-22/09. 2) dia 28/09 maior chuva do fim de setembro, seguida de queda significativa do conteúdo de aerossóis; 3) dias 07-09/10: SCM - queda brusca da concentração de aerossóis e formação de um sistema convectivo de mesoescala com propagação para oeste e longo tempo de vida. Os resultados mostram os sistemas precipitantes ocorrem em diferentes fases da oscilação intra-sazonal e em certos casos com coincidência de fases da grande escala e da escala local. Os sistemas se apresentam com grande desenvolvimento vertical, convecção intensa e altos valores de refletividades. Contrastando com os casos analisados na literatura para a estação chuvosa de 1999, foi observado que num regime de vento de oeste durante a estação de transição pode ocorrer convecção isolada e intensa onde o maior impacto na concentração de aerossóis é devida a advecção de ar limpo pós-frontal e não à remoção de aerossóis por precipitação. O caso do SCM do início de outubro é marcante na remoção de aerossóis por ser um sistema grande com precipitação generalizada sobre o estado de Rondônia.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.5773 P814a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0598

Dissertação (mestre) - Universidade de São Paulo, 2006

Este estudo enfoca os principais eventos convectivos na transição da estação seca para a estação chuvosa de 2002 quando foi realizado o experimento DRYTOWET/LBA em Rondônia, do ponto de vista da grande e da mesoescala e quanto a sua variabilidade intra-sazonal. Os casos analisados são: 1) dias 19 a 25/09: ocorrência de Jato de Baixos Níveis de Sul (24/09) e associações com frente fria (25/09) e queda brusca da concentração de material particulado do dia 23 para 24/09; máximo de poluição entre 19-22/09. 2) dia 28/09 maior chuva do fim de setembro, seguida de queda significativa do conteúdo de aerossóis; 3) dias 07-09/10: SCM - queda brusca da concentração de aerossóis e formação de um sistema convectivo de mesoescala com propagação para oeste e longo tempo de vida. Os resultados mostram os sistemas precipitantes ocorrem em diferentes fases da oscilação intra-sazonal e em certos casos com coincidência de fases da grande escala e da escala local. Os sistemas se apresentam com grande desenvolvimento vertical, convecção intensa e altos valores de refletividades. Contrastando com os casos analisados na literatura para a estação chuvosa de 1999, foi observado que num regime de vento de oeste durante a estação de transição pode ocorrer convecção isolada e intensa onde o maior impacto na concentração de aerossóis é devida a advecção de ar limpo pós-frontal e não à remoção de aerossóis por precipitação. O caso do SCM do início de outubro é marcante na remoção de aerossóis por ser um sistema grande com precipitação generalizada sobre o estado de Rondônia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha