Modelagem do efeito da exclusão da chuva na dinâmica da água em solo da Floresta Nacional do Tapajós, Amazônia / Silvio José Gumiere.

Por: Gumiere, Silvio JoséColaborador(es):Moraes, Jorge Marcos de [Orientador]Detalhes da publicação: Piracicaba 2006Notas: 80 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Hidrometeorologia -- Modelos matemáticos | Secas(climatologia) -- Floresta Nacional do Tapajós (PA)Classificação Decimal de Dewey: 551.57 Nota de dissertação: Dissertação (mestre)- Universidade de São Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura, 2006 Sumário: Desequilíbrios ambientais provocados pela combinação de queimadas, desmatamentos e os fenômenos de ENSO (Oscilação Sul de El Nino) podem ser os responsáveis pelo aumento de períodos de seca na região Amazônica. Com o propósito de compreender as conseqüências que longos períodos de seca podem causar na Floresta Nacional de Tapajós, foi desenvolvido um modelo numérico que simula a dinâmica da água no solo e o Balanço Hídrico para um latossolo (Haplustox, na taxonomia Americana), muito comum na região Amazônica. As simulações foram realizadas para o período de 1999 a 2003, utilizando dados de precipitação, evapotranspiração, umidade do solo, curvas de retenção, propriedades físicas do solo coletadas no local de estudo. Este estudo integra o Projeto Seca-Floresta do grupo de pesquisa do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) para o experimento de exclusão parcial da chuva no projeto na Floresta Nacional Tapajós no que diz respeito a componente de modelagem hidrológica. Os resultados mostraram que, mesmo com a diminuição da quantidade de água disponível para a Floresta, não houve mudanças significativas em relação ao balanço hídrico da floresta, mostrando que a floresta provavelmente se adaptou, para sobreviver a longos períodos de seca.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre)- Universidade de São Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura, 2006

Desequilíbrios ambientais provocados pela combinação de queimadas, desmatamentos e os fenômenos de ENSO (Oscilação Sul de El Nino) podem ser os responsáveis pelo aumento de períodos de seca na região Amazônica. Com o propósito de compreender as conseqüências que longos períodos de seca podem causar na Floresta Nacional de Tapajós, foi desenvolvido um modelo numérico que simula a dinâmica da água no solo e o Balanço Hídrico para um latossolo (Haplustox, na taxonomia Americana), muito comum na região Amazônica. As simulações foram realizadas para o período de 1999 a 2003, utilizando dados de precipitação, evapotranspiração, umidade do solo, curvas de retenção, propriedades físicas do solo coletadas no local de estudo. Este estudo integra o Projeto Seca-Floresta do grupo de pesquisa do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) para o experimento de exclusão parcial da chuva no projeto na Floresta Nacional Tapajós no que diz respeito a componente de modelagem hidrológica. Os resultados mostraram que, mesmo com a diminuição da quantidade de água disponível para a Floresta, não houve mudanças significativas em relação ao balanço hídrico da floresta, mostrando que a floresta provavelmente se adaptou, para sobreviver a longos períodos de seca.

Área de concentração: Química na Agricultura e no Ambiente.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha