Identificação de compostos orgânicos voláteis (CVs) emitidos por florestas na região Amazônica / Carlos augusto Bauer Aquino.

Por: Aquino, Carlos Augusto BauerColaborador(es):Nogueira, José de Souza [Orientador]Detalhes da publicação: 2006Notas: 89 f. : ilAssunto(s): Compostos orgânicos voláteis | Química atmosféricaClassificação Decimal de Dewey: 551.5112 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2006 Sumário: Este estudo é parte integrante do Experimentode Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), com o objetivo de identificar a emissão de compostos orgânicos voláteis. Foi desenvolvido na Amazônia Ocidental, no estado de Rondônia, em um local de floresta primária, na Reserva Biológica do Jarú. Coletas semanais foram realizadas durante o período de agosto de 2001 a dezembro de 2002, em duas alturas diferentes (simultaneamente) para a determinacão e identificação dos COVs . As amostras foram analisadas por Cromatografia Gasosa corn detecção de ionização de chama (FID) e Espectrometria de Massas para sua identificação. Devido a interrupção das coletas, em função da invasão da reserva, não foi possível aprimorar e consolidar o metodo de coleta corn canisters, ficando assim comprometida uma quantificação mais especifica dos compostos, restando apenas a identificação destes nos períodos distintos de chuva, seca e transição seca-chuva e chuva-seca. Mesmo assim foi possível identificar uma variedade muito grande de compostos biogênicos como o isopreno e os monoterpenos (alfa-pineno, limoneno, beta-pineno, alfa-terpineno) e antropogênicos (Benzeno, Tolueno, Xileno e outros).
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.5112 A657i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0597

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2006

Este estudo é parte integrante do Experimentode Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), com o objetivo de identificar a emissão de compostos orgânicos voláteis. Foi desenvolvido na Amazônia Ocidental, no estado de Rondônia, em um local de floresta primária, na Reserva Biológica do Jarú. Coletas semanais foram realizadas durante o período de agosto de 2001 a dezembro de 2002, em duas alturas diferentes (simultaneamente) para a determinacão e identificação dos COVs . As amostras foram analisadas por Cromatografia Gasosa corn detecção de ionização de chama (FID) e Espectrometria de Massas para sua identificação. Devido a interrupção das coletas, em função da invasão da reserva, não foi possível aprimorar e consolidar o metodo de coleta corn canisters, ficando assim comprometida uma quantificação mais especifica dos compostos, restando apenas a identificação destes nos períodos distintos de chuva, seca e transição seca-chuva e chuva-seca. Mesmo assim foi possível identificar uma variedade muito grande de compostos biogênicos como o isopreno e os monoterpenos (alfa-pineno, limoneno, beta-pineno, alfa-terpineno) e antropogênicos (Benzeno, Tolueno, Xileno e outros).

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha