Análise da produção pesqueira em lago de várzea do Baixo Amazonas através de um modelo de balanço de massas / Urbano Lopes da Silva Júnior.

Por: Silva Júnior, Urbano Lopes daColaborador(es):Forsberg, Bruce R [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1998Notas: 73 f. : ilAssunto(s): Pesca -- Amazonas, Rio, Bacia | Santíssimo, Lago do (Santarém, PA) -- EcologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.0929 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998 Sumário: Realizou-se um exercício de modelagem ecológica para o Lago Santíssimo da Ilha do Ituqui (Santarém - PA) através de um algoritmo baseado no balanço de massas conhecido como ECOPATH, com o objetivo de avaliar a viabilidade da elaboração de um modelo sistêmico para um lago de várzea da Amazônia visando avaliar as características globais deste ecossistema. Para isto foram necessárias informações de biomassa (B), consumo por biomassa (Q/B), produção por biomassa (P/B), exportação (EX) e composição da dieta dos compartimentos principais do ecossistema: produtores primários (Floresta alagada, macrófitas aquáticas e terrestres, fitoplâncton e perifíton), invertebrados (macroinvertebrados aquáticos e terrestres e zooplâncton), peixes (várias espécies) e detritos. Foram necessárias muitas informações da literatura em conjunto com informações primárias obtidas diretamente em campo ou através de análise de fotos aéreas e de imagens de satélite. Um dos quatro parâmetros apresentados acima pode ser desconhecido para que o ECOPATH estime seu valor. A análise de sensibilidade indicou que o modelo construído possui robustez, onde 1% de variação em um parâmetro de entrada implica em 0,8% de variação em um parâmetro estimado. As estimativas do modelo indicam que a biomassa global de peixes está entre 162-318 kg/ha. A produção de peixes aproveita 0,85% da produção primária total e a produção pesqueira aproveita 7,6% da produção de peixes, sendo que a maior parte desta (60-70% ) é consumida por predação. Estes valores são numericamente diferentes mas similares em ordem de magnitude do que aqueles encontrados em estudos na Amazônia Central. As estimativas indicam que o detrito é constituído principalmente por carbono de plantas tipo C3 (94,8% ). A análise de impacto indica o impacto positivo dos produtores primários e dos detritos nos outros componentes da teia alimentar, um impacto negativo generalizado dos invertebrados, e um impacto negativo da pesca sobre o grupo de predadores. Os índices de fluxo indicam que o sistema possui elevada redundância (70% de Overhead) e seria classificado como imaturo segundo a classificação Odum (1988). A principal contribuição de um modelo deste tipo para a ecologia pesqueira é o fornecimento de estimativas mais razoáveis de mortalidade natural, baseadas na demanda de consumo por predadores. O elevado índice de predação indica que as populações de peixes não podem ser manejadas separadamente.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.0929 S586a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0524
Livro Livro
Dissertação T 597.0929 S586a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0525

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998

Realizou-se um exercício de modelagem ecológica para o Lago Santíssimo da Ilha do Ituqui (Santarém - PA) através de um algoritmo baseado no balanço de massas conhecido como ECOPATH, com o objetivo de avaliar a viabilidade da elaboração de um modelo sistêmico para um lago de várzea da Amazônia visando avaliar as características globais deste ecossistema. Para isto foram necessárias informações de biomassa (B), consumo por biomassa (Q/B), produção por biomassa (P/B), exportação (EX) e composição da dieta dos compartimentos principais do ecossistema: produtores primários (Floresta alagada, macrófitas aquáticas e terrestres, fitoplâncton e perifíton), invertebrados (macroinvertebrados aquáticos e terrestres e zooplâncton), peixes (várias espécies) e detritos. Foram necessárias muitas informações da literatura em conjunto com informações primárias obtidas diretamente em campo ou através de análise de fotos aéreas e de imagens de satélite. Um dos quatro parâmetros apresentados acima pode ser desconhecido para que o ECOPATH estime seu valor. A análise de sensibilidade indicou que o modelo construído possui robustez, onde 1% de variação em um parâmetro de entrada implica em 0,8% de variação em um parâmetro estimado. As estimativas do modelo indicam que a biomassa global de peixes está entre 162-318 kg/ha. A produção de peixes aproveita 0,85% da produção primária total e a produção pesqueira aproveita 7,6% da produção de peixes, sendo que a maior parte desta (60-70% ) é consumida por predação. Estes valores são numericamente diferentes mas similares em ordem de magnitude do que aqueles encontrados em estudos na Amazônia Central. As estimativas indicam que o detrito é constituído principalmente por carbono de plantas tipo C3 (94,8% ). A análise de impacto indica o impacto positivo dos produtores primários e dos detritos nos outros componentes da teia alimentar, um impacto negativo generalizado dos invertebrados, e um impacto negativo da pesca sobre o grupo de predadores. Os índices de fluxo indicam que o sistema possui elevada redundância (70% de Overhead) e seria classificado como imaturo segundo a classificação Odum (1988). A principal contribuição de um modelo deste tipo para a ecologia pesqueira é o fornecimento de estimativas mais razoáveis de mortalidade natural, baseadas na demanda de consumo por predadores. O elevado índice de predação indica que as populações de peixes não podem ser manejadas separadamente.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha