Cultivo e uso do Aruá, Pomacea sp (Mollusca, Gastropoda, Pilidae) na alimentação de juvenis de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) em cativeiro / José Siqueira Benites.

Por: Benites, José SiqueiraColaborador(es):Pereira Filho, Manoel [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1998Notas: 105 f. : ilAssunto(s): Aruá (Molusco) | Tambaqui -- Alimentação e raçõesClassificação Decimal de Dewey: 597.013 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998 Sumário: No capítulo I do presente trabalho foram estudados aspectos importantes da biologia do aruá Pomacea sp (Mollusca, Gastropoda, Pillidae) visando seu cultivo intensivo. Os aspectos estudados foram: 1) crescimento em gaiolas com diferentes densidades populacionais; 2) crescimento em gaiolas alimentados com diferentes espécies de macrófitas aquáticas; 3) preferência alimentar; 4) relação peso x comprimento; 5) número de posturas; 6) número de ovos por postura; 7) composição bromatológica da carne do aruá. No capítulo II, a carne do aruá, obtida na primeira fase deste trabalho, foi usada como componente na formulação de rações isocalóricas (429.9 kcal/l00g) com níveis de proteína de 20, 25 e 30% e testadas no crescimento de alevinos de tambaqui Colossoma macropamum, comparadas com outras rações de idênticas características, diferindo unicamente na fonte protéica, que usavam farinha de peixe na sua composição. A qualidade destas rações foi avaliada através do crescimento, conversão alimentar, digestibilidade das proteínas e composição bromatológica dos peixes experimentais. O emprego de ambas as fontes protéicas não diferiu estatisticamente (P 0,05) na composição bromatológica, crescimento, conversão alimentar aparente dos peixes, nem na digestibilidade aparente das frações protéicas das rações.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.013 B467c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0717
Livro Livro
Dissertação T 597.013 B467c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0718

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998

No capítulo I do presente trabalho foram estudados aspectos importantes da biologia do aruá Pomacea sp (Mollusca, Gastropoda, Pillidae) visando seu cultivo intensivo. Os aspectos estudados foram: 1) crescimento em gaiolas com diferentes densidades populacionais; 2) crescimento em gaiolas alimentados com diferentes espécies de macrófitas aquáticas; 3) preferência alimentar; 4) relação peso x comprimento; 5) número de posturas; 6) número de ovos por postura; 7) composição bromatológica da carne do aruá. No capítulo II, a carne do aruá, obtida na primeira fase deste trabalho, foi usada como componente na formulação de rações isocalóricas (429.9 kcal/l00g) com níveis de proteína de 20, 25 e 30% e testadas no crescimento de alevinos de tambaqui Colossoma macropamum, comparadas com outras rações de idênticas características, diferindo unicamente na fonte protéica, que usavam farinha de peixe na sua composição. A qualidade destas rações foi avaliada através do crescimento, conversão alimentar, digestibilidade das proteínas e composição bromatológica dos peixes experimentais. O emprego de ambas as fontes protéicas não diferiu estatisticamente (P 0,05) na composição bromatológica, crescimento, conversão alimentar aparente dos peixes, nem na digestibilidade aparente das frações protéicas das rações.

Área de concentração: Biologia de Água doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha