Epidemiologia da transmissão natural de Onchocerea Volvulus (Leuckart, 1893) (Nematoda, Onchocercidae) pelas espécies: Cerqueirellum oyapockense (Floch & Abonnenc, 1946), Ectemnaspis bipunctata (malloch, 1912) e Notolepria exiguua (Roubaud, 1906) (Diptera, Simuliidae) em Xitei/Xidea, área indígena Yanomami, Roraima, Brasil / Jansen Fernandes de Medeiros.

Por: Medeiros, Jansen Fernandes deColaborador(es):Py-Daniel, Victor [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1998Notas: 105 f. : ilAssunto(s): Oncocercose -- Roraima -- EpidemiologiaClassificação Decimal de Dewey: 595.77 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998 Sumário: O presente trabalho foi realizado na área indígena Yanomâmi, mais especificamente no pólo base Xitei/Xidea, localizado aproximadamente a 350 Km a oeste de Boa Vista, Estado de Roraima, Brasil. Tendo em vista que pólo Xitei/Xidea é uma área hiperendêmica da oncocercose, objetivou-se neste trabalho determinar o nível de transmissão vetorial; os fatores que influenciam na atividade de picada e a preferência de picada por regiões do corpo de cada espécie. Coletas de 4 dias mensais, foram realizadas de agosto/95 a julho/96, que iniciaram-se às 6:00 e terminavam às 18:15 horas. Os turnos de coletas foram divididos em intervalos de 15 minutos, alternando-se 15 minutos de coleta e 15 minutos de intervalo para identificação das espécies e análise do estado fisiológico-reprodutivo dos ovários dos indivíduos coletados. Durante este período foram estudadas três espécies de simulídeos: Cerqueirellum oyapockense (Floch & Abonnenc, 1946), Ectemnaspis bipunctata (Malloch, 1912) e Notolepria exiguua (Roubaud, 1906). Comprova-se dentro deste estudo que, E. bipunctata tem um comportamento bimodal quanto a atividade de picada, já as espécies C. oyapockese e N exiguua apresentaram uma atividade de picada mais acentuada durante o período da tarde. Verificou-se que as espécies C. oyapockense e E. bipunctata, picaram predominantemente na região do tórax/pescoço, enquanto que a espécie N. exiguua demonstrou atividade de picada igualmente pelo tórax/pescoço e coxa. Constatou-se que a maior quantidade de indivíduos coletados das espécies C. oyapockense e N. exiguua eram paríparos, que exerceram maior atividade no período da tarde, enquanto que a espécie E. bipunctata apresentou uma distribuição igual de indivíduos paríparos e nulíparos. Somente as espécies C. oyapockense e N. exiguua apresentaram indivíduos positivos para Onchocerca volvulus, apresentando os estágios larvais ( L2 e L3), sendo portanto, importantes no sentido de um maior envolvimento na transmissão da oncocercose. Dos fatores climáticos avaliados, observamos que a temperatura, umidade relativa do ar e a pressão atmosférica possuem uma maior influência na atividade de picada diária.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.77 M488e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0211
Livro Livro
Dissertação T 595.77 M488e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0212
Percorrendo a Biblioteca INPA as estantes, Coleção: Dissertação Fechar navegador de prateleira (Oculta o navegador da estante)
T 595.77 M357e Estudo taxonômico das espécies de Pipunculidae (Diptera) do nordeste brasileiro T 595.77 M357r Revisão taxonômica das espécies de Apophorhynchus Williston, 1895; Kroeberia Lindner, 1930; Lenkokroeberia Prado, 1966 e Williston Mik, 1895 (Diptera: Ropalomeridae) / T 595.77 M488e Epidemiologia da transmissão natural de Onchocerea Volvulus (Leuckart, 1893) (Nematoda, Onchocercidae) pelas espécies: Cerqueirellum oyapockense (Floch & Abonnenc, 1946), Ectemnaspis bipunctata (malloch, 1912) e Notolepria exiguua (Roubaud, 1906) (Diptera, Simuliidae) em Xitei/Xidea, área indígena Yanomami, Roraima, Brasil / T 595.77 M488e Epidemiologia da transmissão natural de Onchocerea Volvulus (Leuckart, 1893) (Nematoda, Onchocercidae) pelas espécies: Cerqueirellum oyapockense (Floch & Abonnenc, 1946), Ectemnaspis bipunctata (malloch, 1912) e Notolepria exiguua (Roubaud, 1906) (Diptera, Simuliidae) em Xitei/Xidea, área indígena Yanomami, Roraima, Brasil / T 595.77 M528b Biometria larval de duas populações de Simulium oyapockense s.I. (Diptera: Simuliidae), provenientes de paraíso (São Gabriel da Cachoeira, AM) e cachoeira Bem-querer (Caracaraí, RR), Brasil / T 595.77 M539e Estudo taxonômico e filogenético de Porphyrochroa Melander, 1928 (Diptera, Empididae) da Amazônia brasileira / T 595.77 M929a Avaliação da eficácia de inseticidas naturais sobre Lutzomyia longipalpis (Diptera, Psychodidae), colonizada em laboratório /

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998

O presente trabalho foi realizado na área indígena Yanomâmi, mais especificamente no pólo base Xitei/Xidea, localizado aproximadamente a 350 Km a oeste de Boa Vista, Estado de Roraima, Brasil. Tendo em vista que pólo Xitei/Xidea é uma área hiperendêmica da oncocercose, objetivou-se neste trabalho determinar o nível de transmissão vetorial; os fatores que influenciam na atividade de picada e a preferência de picada por regiões do corpo de cada espécie. Coletas de 4 dias mensais, foram realizadas de agosto/95 a julho/96, que iniciaram-se às 6:00 e terminavam às 18:15 horas. Os turnos de coletas foram divididos em intervalos de 15 minutos, alternando-se 15 minutos de coleta e 15 minutos de intervalo para identificação das espécies e análise do estado fisiológico-reprodutivo dos ovários dos indivíduos coletados. Durante este período foram estudadas três espécies de simulídeos: Cerqueirellum oyapockense (Floch & Abonnenc, 1946), Ectemnaspis bipunctata (Malloch, 1912) e Notolepria exiguua (Roubaud, 1906). Comprova-se dentro deste estudo que, E. bipunctata tem um comportamento bimodal quanto a atividade de picada, já as espécies C. oyapockese e N exiguua apresentaram uma atividade de picada mais acentuada durante o período da tarde. Verificou-se que as espécies C. oyapockense e E. bipunctata, picaram predominantemente na região do tórax/pescoço, enquanto que a espécie N. exiguua demonstrou atividade de picada igualmente pelo tórax/pescoço e coxa. Constatou-se que a maior quantidade de indivíduos coletados das espécies C. oyapockense e N. exiguua eram paríparos, que exerceram maior atividade no período da tarde, enquanto que a espécie E. bipunctata apresentou uma distribuição igual de indivíduos paríparos e nulíparos. Somente as espécies C. oyapockense e N. exiguua apresentaram indivíduos positivos para Onchocerca volvulus, apresentando os estágios larvais ( L2 e L3), sendo portanto, importantes no sentido de um maior envolvimento na transmissão da oncocercose. Dos fatores climáticos avaliados, observamos que a temperatura, umidade relativa do ar e a pressão atmosférica possuem uma maior influência na atividade de picada diária.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha