Efeitos de borda sobre a comunidade de formigas da serrapilheira florestal na Amazônia Central / Karine Santana Carvalho.

Por: Carvalho, Karine SantanaColaborador(es):Vasconcelos, Heraldo L [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1998Notas: 65 fAssunto(s): Efeito de borda | Formigas -- Amazônia -- EcologiaClassificação Decimal de Dewey: 595.796 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998 Sumário: Os efeitos de borda sobre a comunidade de formigas que nidifica em pequenos galhos caídos no chão da floresta foram estudados em remanescentes de mata primária de terra firme e em mata contínua, ao Norte de Manaus, Brasil. Para determinar estes efeitos, analisei quatro bordas, duas de fragmento (100 ha cada) e duas de mata contínua em duas fazendas, distantes 10 km uma da outra. Em cada área foram feitos 9 transectos paralelos a borda e distantes: 5,20,40,60,100,20,300,400 e 500 m da borda entre a floresta e a área desmatada. Em todos os transectos foram estabelecidas 20 parcelas de 4 m², totalizando uma área amostral de 720 m² pr borda, de onde foram retirados todos os galhos existentes com diâmetro até 5 cm a fim de coletar as formigas nidifcando em seu interior. Como informações adicionais, foram tomadas algumas medidas da estrutura da vegetação, como a profundidade da serrapilheira e o DAP das árvores. Setenta e uma espécies de formigas foram registradas com predominância dos gêneros Pheidole e Crematogaster. Os resultados mostraram um efeito do isolamento e um efeito local (fazenda) sobre o número de galhos colonizados e sobre a riqueza de espécies. No entanto, para a composição de espécies, o efeito do isolamento não foi observado e sim um efeito significativo da distância da borda. Em conclusão, este estudo mostra que as formigas da serrapilheira são sensíveis às mudanças no habitat e que portanto, podem ser boas indicadoras de perturbação ambiental.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998

Os efeitos de borda sobre a comunidade de formigas que nidifica em pequenos galhos caídos no chão da floresta foram estudados em remanescentes de mata primária de terra firme e em mata contínua, ao Norte de Manaus, Brasil. Para determinar estes efeitos, analisei quatro bordas, duas de fragmento (100 ha cada) e duas de mata contínua em duas fazendas, distantes 10 km uma da outra. Em cada área foram feitos 9 transectos paralelos a borda e distantes: 5,20,40,60,100,20,300,400 e 500 m da borda entre a floresta e a área desmatada. Em todos os transectos foram estabelecidas 20 parcelas de 4 m², totalizando uma área amostral de 720 m² pr borda, de onde foram retirados todos os galhos existentes com diâmetro até 5 cm a fim de coletar as formigas nidifcando em seu interior. Como informações adicionais, foram tomadas algumas medidas da estrutura da vegetação, como a profundidade da serrapilheira e o DAP das árvores. Setenta e uma espécies de formigas foram registradas com predominância dos gêneros Pheidole e Crematogaster. Os resultados mostraram um efeito do isolamento e um efeito local (fazenda) sobre o número de galhos colonizados e sobre a riqueza de espécies. No entanto, para a composição de espécies, o efeito do isolamento não foi observado e sim um efeito significativo da distância da borda. Em conclusão, este estudo mostra que as formigas da serrapilheira são sensíveis às mudanças no habitat e que portanto, podem ser boas indicadoras de perturbação ambiental.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha