Utilização de imagens históricas TM para avaliação e monitoramento da emissão de CH4 na UHE Tucuruí / Ivan Bergier Tavares de Lima.

Por: Lima, Ivan Bergier Tavares deColaborador(es):Novo, Evlyn Márcia Leão de Moraes | Ballester, Maria Victoria RamosDetalhes da publicação: São José dos Campos 1998Notas: xxiii, 90 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Metano -- Aspectos ambientais | Gases estufa | Sensoriamento remoto | Macrófitas aquáticas -- Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PA)Classificação Decimal de Dewey: 363.7387 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1998 Sumário: Neste trabalho foram conciliadas técnicas de sensoriamento remoto e uma missão de campo para a verificação dos processos respiratórios no reservatório da UHE Tucuruí. Os resultados obtidos sugerem que os tributários com ampla ocupação por macrófitas aquáticas flutuantes apresentam as maiores taxas de metanogênese e de fluxo de emissão CH4 para a atmosfera. Um gradiente horizontal de concentração sugere a ocorrência de um fluxo horizontal de CH4 destes tributários para o canal central do reservatório. Como consequência, as áreas não ocupadas por plantas aquáticas devem emitir por processos difusivos parte significativa do CH4 produzido nos tributários.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 363.7387 L732u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0500

Dissertação (mestrado) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1998

Neste trabalho foram conciliadas técnicas de sensoriamento remoto e uma missão de campo para a verificação dos processos respiratórios no reservatório da UHE Tucuruí. Os resultados obtidos sugerem que os tributários com ampla ocupação por macrófitas aquáticas flutuantes apresentam as maiores taxas de metanogênese e de fluxo de emissão CH4 para a atmosfera. Um gradiente horizontal de concentração sugere a ocorrência de um fluxo horizontal de CH4 destes tributários para o canal central do reservatório. Como consequência, as áreas não ocupadas por plantas aquáticas devem emitir por processos difusivos parte significativa do CH4 produzido nos tributários.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha