Observações biológicas de Toxorhynchites (Lynchiella) haemorrhoidalis haemorrhoidalis (Fabricius, 1794) (Diptera: Culicidae) numa floresta de terra-firme da Amazônia Central e no laboratório / Rosa Sá Gomes Hutchings.

Por: Hutchings, Rosa Sá GomesColaborador(es):Nunes de Mello, J. A. S [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1990Notas: 89 fAssunto(s): Toxorhynchites haemorrhoidalis haemorrhoidalis -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 595.77 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1990 Sumário: Considerando a potencial importância de Toxorhynchites (Lynchiella) haemorrhoidalis haemorrhoidalis (Fabriclus,1794) no uso como agente de controle biológico, foram realizadas observações sobre a biologia da espécie numa floresta de terra-firme, na Amazônia Central, e no laboratório. Os criadouros naturais foram amostrados mensalmente, em duas diferentes áreas de estudo, durante o período de um ano, com o objetivo de detectar a presença dos estágios imaturos de T. h. haemorrhoidalis e identificar os demais invertebrados e vertebrados presentes. É apresentada uma relação de criadouros, naturais e artificiais, junto com dados biológicos sobre a oviposição, predação e dos estágios de ovo, larva, pupa e adulto. O comportamento alimentar de larvas e adultos é descrito. A duração do período de desenvolvimento de cada estágio é apresentada para larvas criadas no laboratório, sob diferentes condições de temperatura, luminosidade e dieta. A recolonização de criadouros naturais é discutida, junto com os fatores que poderiam influenciar a dinâmica populacional da espécie.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.77 H973o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0479
Livro Livro
Dissertação T 595.77 H973o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1407

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1990

Considerando a potencial importância de Toxorhynchites (Lynchiella) haemorrhoidalis haemorrhoidalis (Fabriclus,1794) no uso como agente de controle biológico, foram realizadas observações sobre a biologia da espécie numa floresta de terra-firme, na Amazônia Central, e no laboratório. Os criadouros naturais foram amostrados mensalmente, em duas diferentes áreas de estudo, durante o período de um ano, com o objetivo de detectar a presença dos estágios imaturos de T. h. haemorrhoidalis e identificar os demais invertebrados e vertebrados presentes. É apresentada uma relação de criadouros, naturais e artificiais, junto com dados biológicos sobre a oviposição, predação e dos estágios de ovo, larva, pupa e adulto. O comportamento alimentar de larvas e adultos é descrito. A duração do período de desenvolvimento de cada estágio é apresentada para larvas criadas no laboratório, sob diferentes condições de temperatura, luminosidade e dieta. A recolonização de criadouros naturais é discutida, junto com os fatores que poderiam influenciar a dinâmica populacional da espécie.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha