Aplicação de bioensaios bacterianos para determinação da toxicidade aguda de efluentes industriais e corpos de água receptores / Maria Neusa Alves

Por: Alves, Maria Neusa Maria Neusa AlvesColaborador(es):Martins, Maria Therezinha [Orientador]Detalhes da publicação: São Paulo: [s.n.], 1990Notas: 74 f. : ilAssunto(s): Toxicidade aguda | Spirillum volutans | Bioensaios bacterianosClassificação Decimal de Dewey: 616.07 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - USP, 1990 Sumário: No período de setembro de 1984 a janeiro de 1987, foram analisadas amostras de efluentes industriais e de seus corpos de água receptores procedentes de duas regiões da Grande São Paulo, para determinar sua toxicidade aguda através de bioensaios bacterianos e verificar a sensibilidade relativa desses testes frete ao bioensaio convencional com o microcrustáceo Daphnia similis. A primeira etapa deste estudo consistiu na análise de efluentes industriais procedentes da Região do ABC, frente aos bioensaios com Spirillum volutans (65 amostras) e Pseudomonas fluorescens (66 amostrans) e de 20 amostras de corpos de água receptores, todas testadas frente ao primeiro bioensaio e 14 frente ao último. A análise comparativa dos resultados dos bioensaios bacterianos demonstrou a maior sensibilidade de S volutans, com 80,0% das amostras de efluentes industriais e 75% dos corpos receptores apresentando algum grau de toxicidade frente a essa bactéria. A comparação deste teste com Dephnia similis demonstrou porcentagens de 76,95 (efluentes industriais) e 63,2% (corpos receptores) das amostras com resultados qualitativos concordantes. A segunda etapa consistiu na análise de 15 amostras de efleuntes industriais e 6 amostras de corpos receptores da Região da ETE de Barueri, frente aos bioensaios com Photobacterium phosphoreum (sistema Microtox) e Spirilium volutans, sendo obtidos rsultados qualitativos concordantes entre esses testes em 93,3% das amostras de efluentes e 83,3% dos corpos receptores. A comparação Spirillum volutans x Oaphnia similis demotrou a ocorrência de resultados concordantes para porcentagens de amostras iguais a 92,9% (efluentes industriais) e 83,3% (corpos receptores). Para a comparação Microtox x Daphia, essas porcentagens foram respectivamente, 93,3% e 100%. Os resultados obtidos nestes trabalho demostraram a boa sensibilidae dos bioensaios com Spirillum volutans e com o sistema Microtox, tanto para amostras de efluentes industriais como de corpos de água receptores, o que permite considerar o uso potencial dos mesmos como testes de triagem de toxicidade aguda nesses tipos de amostras.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - USP, 1990

No período de setembro de 1984 a janeiro de 1987, foram analisadas amostras de efluentes industriais e de seus corpos de água receptores procedentes de duas regiões da Grande São Paulo, para determinar sua toxicidade aguda através de bioensaios bacterianos e verificar a sensibilidade relativa desses testes frete ao bioensaio convencional com o microcrustáceo Daphnia similis. A primeira etapa deste estudo consistiu na análise de efluentes industriais procedentes da Região do ABC, frente aos bioensaios com Spirillum volutans (65 amostras) e Pseudomonas fluorescens (66 amostrans) e de 20 amostras de corpos de água receptores, todas testadas frente ao primeiro bioensaio e 14 frente ao último. A análise comparativa dos resultados dos bioensaios bacterianos demonstrou a maior sensibilidade de S volutans, com 80,0% das amostras de efluentes industriais e 75% dos corpos receptores apresentando algum grau de toxicidade frente a essa bactéria. A comparação deste teste com Dephnia similis demonstrou porcentagens de 76,95 (efluentes industriais) e 63,2% (corpos receptores) das amostras com resultados qualitativos concordantes. A segunda etapa consistiu na análise de 15 amostras de efleuntes industriais e 6 amostras de corpos receptores da Região da ETE de Barueri, frente aos bioensaios com Photobacterium phosphoreum (sistema Microtox) e Spirilium volutans, sendo obtidos rsultados qualitativos concordantes entre esses testes em 93,3% das amostras de efluentes e 83,3% dos corpos receptores. A comparação Spirillum volutans x Oaphnia similis demotrou a ocorrência de resultados concordantes para porcentagens de amostras iguais a 92,9% (efluentes industriais) e 83,3% (corpos receptores). Para a comparação Microtox x Daphia, essas porcentagens foram respectivamente, 93,3% e 100%. Os resultados obtidos nestes trabalho demostraram a boa sensibilidae dos bioensaios com Spirillum volutans e com o sistema Microtox, tanto para amostras de efluentes industriais como de corpos de água receptores, o que permite considerar o uso potencial dos mesmos como testes de triagem de toxicidade aguda nesses tipos de amostras.

Área de concentração: Microbiologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha