Estudo sazonal de características respiratórias do sangue de Hoplosternum littorale (Siluriformes, Callichthyidae) da Ilha da Marchantaria, Amazonas / Elizabeth Gusmão Affonso.

Por: Affonso, Elizabeth GusmãoColaborador(es):Val, Adalberto LuísDetalhes da publicação: 1990Notas: 87 fAssunto(s): Tamoatá -- RespiraçãoClassificação Decimal de Dewey: 574.929 Nota de dissertação: Dissertação (mestre)-- INPA/UFAM, Manaus. Sumário: No presente trabalho foram estudados aspectos relacionados à respiração em nível molecular de Hoplosternum littorale. A espécie apresentou variação sazonal dos parâmetros hematológicos (série vermelha) que não pôde ser relacionada com os fatores ambientais considerados. Por meio de cromatografia de troca iônica detectou-se a presença de 2,3 DPG nessa espécie, um composto eritrocitário característico de mamíferos. Supõe-se que o efeito desse fosfato sobre a afinidade Hb-Oz esteja relacionado com o aumento da temperatura. Além de 2,3DPG, outros fosfatos orgânicos como Fe-GTP, GTP eATP apresentaram variações quantitativas nas diferentes coletas. As variações nos valores de efeito Bohr do sangue mostraram também correlação com as variações de temperatura e, pelas relações 2,3DPG/Ø e 2,3DPG:Hb/Ø, verifica-se que o aumento de 2,3DPG diminui a afinidade Hb-02 em temperaturas mais altas. As análises eletroforéticas revelaram a presença de 5 frações hemoglobínicas em gel de amido e 2 frações em gel de ágar-amido; tais diferenças devem-se aos meios utilizados e acredita-se que as frações secundárias detectadas em gel de amido não sejam componentes hemoglobínicos de natureza genética. Além da espécies H. littorale valer-se da respiração aérea, é capaz de regular adaptativamente a concentração de seus fosfatos eritrocitários, os seus parâmetros hematológicos (série vermelha) e o efeito Bohr de seu sangue, de acordo com as oscilações ambientais da temperatura e do nível de água.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 574.929 A257e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 90-0565

Dissertação (mestre)-- INPA/UFAM, Manaus.

No presente trabalho foram estudados aspectos relacionados à respiração em nível molecular de Hoplosternum littorale. A espécie apresentou variação sazonal dos parâmetros hematológicos (série vermelha) que não pôde ser relacionada com os fatores ambientais considerados. Por meio de cromatografia de troca iônica detectou-se a presença de 2,3 DPG nessa espécie, um composto eritrocitário característico de mamíferos. Supõe-se que o efeito desse fosfato sobre a afinidade Hb-Oz esteja relacionado com o aumento da temperatura. Além de 2,3DPG, outros fosfatos orgânicos como Fe-GTP, GTP eATP apresentaram variações quantitativas nas diferentes coletas. As variações nos valores de efeito Bohr do sangue mostraram também correlação com as variações de temperatura e, pelas relações 2,3DPG/Ø e 2,3DPG:Hb/Ø, verifica-se que o aumento de 2,3DPG diminui a afinidade Hb-02 em temperaturas mais altas. As análises eletroforéticas revelaram a presença de 5 frações hemoglobínicas em gel de amido e 2 frações em gel de ágar-amido; tais diferenças devem-se aos meios utilizados e acredita-se que as frações secundárias detectadas em gel de amido não sejam componentes hemoglobínicos de natureza genética. Além da espécies H. littorale valer-se da respiração aérea, é capaz de regular adaptativamente a concentração de seus fosfatos eritrocitários, os seus parâmetros hematológicos (série vermelha) e o efeito Bohr de seu sangue, de acordo com as oscilações ambientais da temperatura e do nível de água.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha