Produção de óleo-resina de copaíba em áreas de exploração de bauxita e sua importância para comunidades quilombolas da região do Rio Trombetas - PA Jonas Gebara Muraro Serrate Cordeiro

Por: Cordeiro, Jonas Gebara Muraro SerrateColaborador(es):Barbosa, Antenor Pereira [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2013Notas: x, 48 f. : ilAssunto(s): Copaíba | Produção de óleo-resina | QuilombolasClassificação Decimal de Dewey: 583.323 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2013 Sumário: Este trabalho se propos estudar as populacoes naturais de copaiba (Copaifera sp.) em Porto Trombetas-PA, para subsidiar o manejo sustentado e a exploracao de oleo-resina pelos remanescentes de comunidades quilombolas no rio Trombetas. Foi feito o inventario florestal a 100% da area para descrever a estrutura populacional e a extracao do oleo-resina a fim de quantificar o potencial produtivo na area de estudo e sua importancia para as comunidades quilombolas da regiao. A area inventariada foi de 234,51 hectares (ha) com densidade de 38,15 individuos de copaiba por hectare, incluindo plantulas, regeneracao natural e individuos adultos, sendo que na encosta a area inventariada foi de 99,88 ha com densidade de 41,16 individuos ha-1 e no vale a area foi de 134,63 ha com densidade de 35,91 individuos ha-1. O percentual de eficiencia de estabelecimento dos individuos das categorias regeneracao natural e individuos adultos possibilita a manutencao populacional na area de estudo. A densidade de individuos adultos (DAP . 10 cm) foi de 0,49 ha-1 com padrao de distribuicao espacial agregado, sendo que na encosta a densidade foi 0,55 ha-1 e no vale 0,45 ha-1. A densidade de individuos com potencial de producao de oleo-resina (DAP . 30 cm) foi de 0,28 ha-1 com media de producao de oleo-resina de 0,714_}0,218 litros e nao apresentando diferenca significativa para a producao de oleo-resina entre vale e encosta. A producao de oleo-resina foi obtida de 58% dos individuos com DAP . 30 cm com media de 1,190_}0,355 litros. Os resultados do _gDiagnostico Rural Participativo_h mostraram que as atividades produtivas geradoras de renda mais importantes para as comunidades quilombolas do Rio Trombetas foram o extrativismo da copaiba seguido pela coleta de castanha (Bertholletia excelsa) e a feitura da farinha de mandioca (Manihot utilissima), apontando que suas diferentes fontes de renda e sustento sao cumulativas e nao excludentes.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - INPA, 2013

Este trabalho se propos estudar as populacoes naturais de copaiba (Copaifera sp.) em Porto Trombetas-PA, para subsidiar o manejo sustentado e a exploracao de oleo-resina pelos remanescentes de comunidades quilombolas no rio Trombetas. Foi feito o inventario florestal a 100% da area para descrever a estrutura populacional e a extracao do oleo-resina a fim de quantificar o potencial produtivo na area de estudo e sua importancia para as comunidades quilombolas da regiao. A area inventariada foi de 234,51 hectares (ha) com densidade de 38,15 individuos de copaiba por hectare, incluindo plantulas, regeneracao natural e individuos adultos, sendo que na encosta a area inventariada foi de 99,88 ha com densidade de 41,16 individuos ha-1 e no vale a area foi de 134,63 ha com densidade de 35,91 individuos ha-1. O percentual de eficiencia de estabelecimento dos individuos das categorias regeneracao natural e individuos adultos possibilita a manutencao populacional na area de estudo. A densidade de individuos adultos (DAP . 10 cm) foi de 0,49 ha-1 com padrao de distribuicao espacial agregado, sendo que na encosta a densidade foi 0,55 ha-1 e no vale 0,45 ha-1. A densidade de individuos com potencial de producao de oleo-resina (DAP . 30 cm) foi de 0,28 ha-1 com media de producao de oleo-resina de 0,714_}0,218 litros e nao apresentando diferenca significativa para a producao de oleo-resina entre vale e encosta. A producao de oleo-resina foi obtida de 58% dos individuos com DAP . 30 cm com media de 1,190_}0,355 litros. Os resultados do _gDiagnostico Rural Participativo_h mostraram que as atividades produtivas geradoras de renda mais importantes para as comunidades quilombolas do Rio Trombetas foram o extrativismo da copaiba seguido pela coleta de castanha (Bertholletia excelsa) e a feitura da farinha de mandioca (Manihot utilissima), apontando que suas diferentes fontes de renda e sustento sao cumulativas e nao excludentes.

Área de concentração : Silvicultura

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha