Aspectos fisiológicos e bioquímicos do tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier 1818) alimentado com dietas suplementadas por frutos e sementes de áreas alagáveis / Alzira Miranda de Oliveira.

Por: Oliveira, Alzira Miranda deColaborador(es):Val, Adalberto Luis [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2005Notas: ix, 73 fAssunto(s): Tambaqui -- AlimentaçaoClassificação Decimal de Dewey: 597.5041 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005 Sumário: A alta produtividade da floresta alagada em associação a necessidade de alimentos alternativos para peixes confinados criou grande interesse em verificar a possibilidade do uso dos frutos regionais para reduzir os custos da piscicultura de peixes tropicais. Este estudo, objetivou avaliar a potencial idade dos frutos catoré (Crataeva benthami), camu-camu (Myrciaria dubia), embaúba (Cecropia latiloba) e jauari (Astrocaryum jauari) e da semente de munguba (Pseudobombax munguba) na alimentação de tambaqui (Colossoma macropomum), a partir da análise dos aspectos fisiológicos e bioquímicos desta espécie de peixe. Os resultados mostraram que os frutos e a semente não causam desequilíbrio orgânico ou prejuízos ao crescimento dos animais. Contudo, foi observado que as dietas suplementadas com camu-camu e jauarí apresentaram maior similaridade ao grupo controle, surgindo como alternativas entre as dietas testadas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.5041 O48a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0535

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005

A alta produtividade da floresta alagada em associação a necessidade de alimentos alternativos para peixes confinados criou grande interesse em verificar a possibilidade do uso dos frutos regionais para reduzir os custos da piscicultura de peixes tropicais. Este estudo, objetivou avaliar a potencial idade dos frutos catoré (Crataeva benthami), camu-camu (Myrciaria dubia), embaúba (Cecropia latiloba) e jauari (Astrocaryum jauari) e da semente de munguba (Pseudobombax munguba) na alimentação de tambaqui (Colossoma macropomum), a partir da análise dos aspectos fisiológicos e bioquímicos desta espécie de peixe. Os resultados mostraram que os frutos e a semente não causam desequilíbrio orgânico ou prejuízos ao crescimento dos animais. Contudo, foi observado que as dietas suplementadas com camu-camu e jauarí apresentaram maior similaridade ao grupo controle, surgindo como alternativas entre as dietas testadas.

ãrea de concentração: Biologia de ãgua Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha