Respostas ionoregulatórias do tambaqui, Colossoma macropomum, ao petróleo e sua dispersão química / Rafael Mendonça Duarte.

Por: Duarte, Rafael MendonçaColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2005Notas: xi, 71 fAssunto(s): ãgua -- Poluição por petróleo | Peixes -- Efeito do derramamento de óleo | Tambaqui -- FisiologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.5041 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005 Sumário: O objetivo central deste trabalho foi de avaliar o impacto do petróleo e da dispersão química do petróleo sobre aspectos relacionados a regulação iônica em juvenis de rambaqui, Colossoma macropomum. A exploração de petróleo na bacia sedimentar do Rio SolimSes tem aumentado o risco de contaminação dos corpos d' água da Amazônia. Dispersantes são substâncias químicas empregadas na redução do impacto causado pela liberação de petróleo nos corpos d'água, no entanto, a sua utilização não tem sido totalmente recomendada por aumentar a toxicidade do óleo aos organismos aquáticos. Os resultados indicam que os hidrocarbonetos dispersos quimicamente são capazes de atuar no nível branquial, alterando a sua permeabilidade e modificando os mecanismos de transporte de íons através da membrana no tambaqui, levando a perdas líquidas (Jnet) de Na+, K+, e Cr, particularmente durante as primeiras horas de exposição. O transporte transcelular (Jin) e paracelular (Jout) de Na + sofreu alteraçSes após a exposição à dispersão química do óleo cru (OC+DIS), com perdas difusivas significativas (p0,05) nas duas concentraçSes de dispersante Corexit 9500¬ testadas. O influxo de Na + apresentou respostas distintas a dispersão química do petróleo, apresentando estímulo nas taxas de absorção de Na + na maior concentração de dispersante (1: 1000), enquanto na concentração mais diluída (1:1200) o influxo de Na+ foi inibido. No entanto, o tambaqui apresenta a capacidade de reduzir a permeabilidade da membrana branquial aos íons, reduzindo as perdas líquidas (Jnet) de Na +, K+, e cr após 24 horas de exposição, exceto na maior concentração de dispersante (l:íOOO) onde as perdas de K+ permaneceram elevadas (pO,05) durante todo penodo experimental. A concentração dos principais íons plasmáticos (Na +, K+, Ca2+, Mg2+, CI), de parâmetros respiratórios, como o hematócrito e a concentração de hemoglobina, e de estresse, como a concentração de glicose sangüínea, responderam modestamente a dispersão química do petróleo, com redução da concentração de hemoglobina e dos íons Na +, Ca2+, e cr no plasma, e aumento do hematócrito e do K+ plasmático, enquanto a concentração de glicose variou ao longo do penodo experimental.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.5041 D812r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0329
Livro Livro
Dissertação T 597.5041 D812r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0330

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005

O objetivo central deste trabalho foi de avaliar o impacto do petróleo e da dispersão química do petróleo sobre aspectos relacionados a regulação iônica em juvenis de rambaqui, Colossoma macropomum. A exploração de petróleo na bacia sedimentar do Rio SolimSes tem aumentado o risco de contaminação dos corpos d' água da Amazônia. Dispersantes são substâncias químicas empregadas na redução do impacto causado pela liberação de petróleo nos corpos d'água, no entanto, a sua utilização não tem sido totalmente recomendada por aumentar a toxicidade do óleo aos organismos aquáticos. Os resultados indicam que os hidrocarbonetos dispersos quimicamente são capazes de atuar no nível branquial, alterando a sua permeabilidade e modificando os mecanismos de transporte de íons através da membrana no tambaqui, levando a perdas líquidas (Jnet) de Na+, K+, e Cr, particularmente durante as primeiras horas de exposição. O transporte transcelular (Jin) e paracelular (Jout) de Na + sofreu alteraçSes após a exposição à dispersão química do óleo cru (OC+DIS), com perdas difusivas significativas (p0,05) nas duas concentraçSes de dispersante Corexit 9500¬ testadas. O influxo de Na + apresentou respostas distintas a dispersão química do petróleo, apresentando estímulo nas taxas de absorção de Na + na maior concentração de dispersante (1: 1000), enquanto na concentração mais diluída (1:1200) o influxo de Na+ foi inibido. No entanto, o tambaqui apresenta a capacidade de reduzir a permeabilidade da membrana branquial aos íons, reduzindo as perdas líquidas (Jnet) de Na +, K+, e cr após 24 horas de exposição, exceto na maior concentração de dispersante (l:íOOO) onde as perdas de K+ permaneceram elevadas (pO,05) durante todo penodo experimental. A concentração dos principais íons plasmáticos (Na +, K+, Ca2+, Mg2+, CI), de parâmetros respiratórios, como o hematócrito e a concentração de hemoglobina, e de estresse, como a concentração de glicose sangüínea, responderam modestamente a dispersão química do petróleo, com redução da concentração de hemoglobina e dos íons Na +, Ca2+, e cr no plasma, e aumento do hematócrito e do K+ plasmático, enquanto a concentração de glicose variou ao longo do penodo experimental.

ãrea de concentração: Biologia de ãgua Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha