A utilização das descargas dos órgãos elétricos de Apteronotus hasemani e Apteronotus bonapartii (Apteronotidae - Gymnotiformes) como bioindicadores em ambientes aquáticos / Daniela Munhoz Rossoni.

Por: Rossoni, Daniela MunhozColaborador(es):Alves Gomes, José Antônio [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2005Notas: xiii, 86 f. : ilAssunto(s): Agua -- Poluiçao | Apteronotidae | Monitoramento ambiental | Peixes elétricos -- Efeito da qualidade da águaClassificação Decimal de Dewey: 597.045263 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005 Sumário: Os peixes elétricos são conhecidos por sua conspícua habilidade de gerar e detectar campos elétricos, fenômenos conhecidos respectivamente como eletrogênese e eletrorecepção. A integração destes sistemas permite que os Gymnotiformes se comuniquem e eletrolocalizem objetos no meio circundante. Nesta dissertação, proponho uma nova alternativa ao monitoramento ambiental utilizando informaçSes sobre as características biofísicas das descargas dos órgãos elétricos (D.O.E) de duas espécies de peixes elétricos Amazônicos da família Apteronotidae: Apteronotus hasemani e Apteronotus bonapartii. O princípio é fundamentado na caracterização temporal do sinal elétrico emitido pelo peixe e baseia-se no fato de que a freqüência e forma de onda das descargas dos órgãos elétricos (D.O.E), variam em função das características físico-químicas do ambiente aquático. No capítulo 1 descrevo o caminho que seguimos na seleção das espécies. No capítulo 2 estabeleço os padrSes normais de descargas, baseados na estabilidade temporal das D.O.E.s de A. hasemani e A. bonapartii. No capítulo 3 investigo o efeito do pH, um parâmetro que naturalmente varia em ambientes Amazônicos e que pode influenciar diretamente a atividade elétrica desses peixes. E no capítulo 4 testo o efeito da água de formação, um produto secundário da exploração do petróleo nas D.O.E.s de A. hasemani. Devido ao fato das D.O.E desempenharem um importante papel em interaçSes sociais, mudanças induzidas por diferentes químicos podem influenciar o comportamento do peixe e sua sobrevivência. Os dados obtidos serão utilizados para contribuir no desenvolvimento de um modelo de biomonitoramento em tempo real para ambientes aquáticos expostos a efluentes potencialmente tóxicos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.045263 R838u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0340
Livro Livro
Dissertação T 597.045263 R838u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0341

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005

Os peixes elétricos são conhecidos por sua conspícua habilidade de gerar e detectar campos elétricos, fenômenos conhecidos respectivamente como eletrogênese e eletrorecepção. A integração destes sistemas permite que os Gymnotiformes se comuniquem e eletrolocalizem objetos no meio circundante. Nesta dissertação, proponho uma nova alternativa ao monitoramento ambiental utilizando informaçSes sobre as características biofísicas das descargas dos órgãos elétricos (D.O.E) de duas espécies de peixes elétricos Amazônicos da família Apteronotidae: Apteronotus hasemani e Apteronotus bonapartii. O princípio é fundamentado na caracterização temporal do sinal elétrico emitido pelo peixe e baseia-se no fato de que a freqüência e forma de onda das descargas dos órgãos elétricos (D.O.E), variam em função das características físico-químicas do ambiente aquático. No capítulo 1 descrevo o caminho que seguimos na seleção das espécies. No capítulo 2 estabeleço os padrSes normais de descargas, baseados na estabilidade temporal das D.O.E.s de A. hasemani e A. bonapartii. No capítulo 3 investigo o efeito do pH, um parâmetro que naturalmente varia em ambientes Amazônicos e que pode influenciar diretamente a atividade elétrica desses peixes. E no capítulo 4 testo o efeito da água de formação, um produto secundário da exploração do petróleo nas D.O.E.s de A. hasemani. Devido ao fato das D.O.E desempenharem um importante papel em interaçSes sociais, mudanças induzidas por diferentes químicos podem influenciar o comportamento do peixe e sua sobrevivência. Os dados obtidos serão utilizados para contribuir no desenvolvimento de um modelo de biomonitoramento em tempo real para ambientes aquáticos expostos a efluentes potencialmente tóxicos.

ãrea de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha