Atividade anticoagulante de extratos de glândulas salivares de Thyrsopelma guianense (Diptera: Simulidae), principal vetor de Onchocerca volvulus (Nematoda: Onchocercidae) no Brasil / Andrezza Campos Chagas.

Por: Chagas, Andrezza CamposColaborador(es):Py-Daniel, Victor [Orientador] | Astolfi Filho, Spartaco [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2005Notas: xii, 105 f. : il. colorAssunto(s): Oncocercose | Saliva | Thyrsopelma guianenseClassificação Decimal de Dewey: 595.77044 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005 Sumário: Thyrsopelma guianense (Diptera:Simuliidae) é o principal vetor da Oncocercose no único foco brasileiro (índios Yanomami e Ye'Kuana). Entretanto, já existem indícios da introdução da oncocercose na área indígena Waimiri-Atroari/ Presidente Figueiredo/AM. Essa doença está entre as principais doenças tropicais de impacto social com cerca de 18 milhões de pessoas infectadas no mundo, e como a segunda causa de cegueira depois da catarata. A doença é causada através da picada do simulídeo caso esteja infectado com o filarídeo, Onchocerca volvulus (Nematoda:Onchocercidae). A alimentação e transmissão são facilitadas devido à presença de uma variedade de compostos presentes na saliva, com as mais diversificadas funções biológicas: anticoagulantes, antiplaquetários, vasodilatadores, imunomoduladores, entre outras. Nesse trabalho, descrevemos um estudo pioneiro sobre as proteínas salivares do principal vetor da oncocercose no Brasil (Thyrsopelma guianense) sendo detectado 1,07µg de proteína total solúvel por par de glândula. O perfil protéico apresentou 12 polipeptídeos, com 3 bandas de massa molecular acima de 69 kDa; 2 bandas entre 69 - 45 kDa; 4 bandas entre 45 - 30 kDa (com 2 bandas abundantes, e principalmente na idade de 24 e 48h); 1 banda entre 30 - 20 kDa também abundante e 2 bandas na faixa de 20 - 14 kDa, apresentando serem proteínas pequenas, abundantes e presente até 72h. Ensaios de coagulação mostraram que extratos de glândulas salivares (EGS) atuam nas duas vias de coagulação (intrínseca, extrinseca e comum), prolongando o tempo de recalcificação do plasma, tempo de protrombina e tempo de trombina e tempo de tromboplastina parcial ativada, e que a quantidade de proteína afeta diretamente na inibição da formação do coágulo. Esse trabalho representa a primeira investigação de anticoagulantes em glândulas salivares de Thyrsopelma guianense, sugerindo que futuros estudos devem ser incentivados no intuito de compreender melhor as funções das proteínas salivares e assim auxiliar no entendimento dos mecanismos da alimentação sanguínea e da transmissão do parasito; gerando subsídios para futuras pesquisas de drogas que bloqueiem a transmissão das doenças tropicais e em especial, da oncocercose.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.77044 C433a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0411
Livro Livro
Dissertação T 595.77044 C433a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0410

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005

Thyrsopelma guianense (Diptera:Simuliidae) é o principal vetor da Oncocercose no único foco brasileiro (índios Yanomami e Ye'Kuana). Entretanto, já existem indícios da introdução da oncocercose na área indígena Waimiri-Atroari/ Presidente Figueiredo/AM. Essa doença está entre as principais doenças tropicais de impacto social com cerca de 18 milhões de pessoas infectadas no mundo, e como a segunda causa de cegueira depois da catarata. A doença é causada através da picada do simulídeo caso esteja infectado com o filarídeo, Onchocerca volvulus (Nematoda:Onchocercidae). A alimentação e transmissão são facilitadas devido à presença de uma variedade de compostos presentes na saliva, com as mais diversificadas funções biológicas: anticoagulantes, antiplaquetários, vasodilatadores, imunomoduladores, entre outras. Nesse trabalho, descrevemos um estudo pioneiro sobre as proteínas salivares do principal vetor da oncocercose no Brasil (Thyrsopelma guianense) sendo detectado 1,07µg de proteína total solúvel por par de glândula. O perfil protéico apresentou 12 polipeptídeos, com 3 bandas de massa molecular acima de 69 kDa; 2 bandas entre 69 - 45 kDa; 4 bandas entre 45 - 30 kDa (com 2 bandas abundantes, e principalmente na idade de 24 e 48h); 1 banda entre 30 - 20 kDa também abundante e 2 bandas na faixa de 20 - 14 kDa, apresentando serem proteínas pequenas, abundantes e presente até 72h. Ensaios de coagulação mostraram que extratos de glândulas salivares (EGS) atuam nas duas vias de coagulação (intrínseca, extrinseca e comum), prolongando o tempo de recalcificação do plasma, tempo de protrombina e tempo de trombina e tempo de tromboplastina parcial ativada, e que a quantidade de proteína afeta diretamente na inibição da formação do coágulo. Esse trabalho representa a primeira investigação de anticoagulantes em glândulas salivares de Thyrsopelma guianense, sugerindo que futuros estudos devem ser incentivados no intuito de compreender melhor as funções das proteínas salivares e assim auxiliar no entendimento dos mecanismos da alimentação sanguínea e da transmissão do parasito; gerando subsídios para futuras pesquisas de drogas que bloqueiem a transmissão das doenças tropicais e em especial, da oncocercose.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha