Água potável distribuída em Manaus e a veiculação de doenças : uma análise dos fatores de contaminação da população / Cheila Santos de Oliveira.

Por: Oliveira, Cheila Santos deColaborador(es):Silva, Neliton Marques da [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 2005Notas: 77 f. : ilAssunto(s): Abastecimento de água -- Manaus (AM) | Água potável -- Microbiologia -- Manaus (AM) | Água -- Qualidade -- Manaus (AM) | ToxicologiaClassificação Decimal de Dewey: 363.61098113 Nota de dissertação: Dissertação (Mestrado)- Universidade do Amazonas, 2005 Sumário: Esta dissertação teve como objetivo estudar a qualidade da água distribuída em Manaus e suas relações com a veiculação de doenças e fatores sócio-econômicos. Para testar as hipóteses de as doenças de veiculação hídrica registradas estarem relacionadas à baixa qualidade da água distribuída e ao nível sócio econômico da população beneficiária foram analisadas variáveis ambientais e sócio econômicas via correlação linear, baseada no coeficiente de Pearson, empregando o software SAS System 6.11. Os parâmetros analisados que constituem nas variáveis independentes foram: turbidez, cloro residual livre, coliformes fecais, coliformes totais, pH, existência de ligação à rede de água no domicílio, pessoas alfabetizadas no domicílio com idade igualou superior a 15 anos, renda do chefe da família e média de moradores por residência. As variáveis dependentes foram: febre tifóide, hepatite e diarréia. Foram empregados dados da Concessionária de Água e Esgoto, Secretaria Municipal de Saúde e IBGE. As variáveis sócio-econômicas renda e média de moradores por domicílio apresentaram relação significativa com a ocorrência de febre tifóide, hepatite e diarréia. As variáveis ambientais que apresentaram relação significativa com a ocorrência de febre tifóide, hepatite e diarréia foram: forma de abastecimento de água potável do domicílio, cloro residual livre na entrada e na rede de distribuição, pH na entrada do sistema, coliformes totais na rede e sistema de afastamento de esgotos. Essas constatações apontam para a grande necessidade de ampliação da rede coletora e sistemas de tratamento de esgotos, aumento da cobertura da rede de água, educação ambiental, eliminação de ligações clandestinas, além de monitoramento e fiscalização mais precisos na cidade de Manaus.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 363.61098113 O48a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-6257

Dissertação (Mestrado)- Universidade do Amazonas, 2005

Esta dissertação teve como objetivo estudar a qualidade da água distribuída em Manaus e suas relações com a veiculação de doenças e fatores sócio-econômicos. Para testar as hipóteses de as doenças de veiculação hídrica registradas estarem relacionadas à baixa qualidade da água distribuída e ao nível sócio econômico da população beneficiária foram analisadas variáveis ambientais e sócio econômicas via correlação linear, baseada no coeficiente de Pearson, empregando o software SAS System 6.11. Os parâmetros analisados que constituem nas variáveis independentes foram: turbidez, cloro residual livre, coliformes fecais, coliformes totais, pH, existência de ligação à rede de água no domicílio, pessoas alfabetizadas no domicílio com idade igualou superior a 15 anos, renda do chefe da família e média de moradores por residência. As variáveis dependentes foram: febre tifóide, hepatite e diarréia. Foram empregados dados da Concessionária de Água e Esgoto, Secretaria Municipal de Saúde e IBGE. As variáveis sócio-econômicas renda e média de moradores por domicílio apresentaram relação significativa com a ocorrência de febre tifóide, hepatite e diarréia. As variáveis ambientais que apresentaram relação significativa com a ocorrência de febre tifóide, hepatite e diarréia foram: forma de abastecimento de água potável do domicílio, cloro residual livre na entrada e na rede de distribuição, pH na entrada do sistema, coliformes totais na rede e sistema de afastamento de esgotos. Essas constatações apontam para a grande necessidade de ampliação da rede coletora e sistemas de tratamento de esgotos, aumento da cobertura da rede de água, educação ambiental, eliminação de ligações clandestinas, além de monitoramento e fiscalização mais precisos na cidade de Manaus.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha