Comparação entre técnicas de classificação digital em imagens Landsat no mapeamento do uso e ocupação do solo em Capixaba, Acre / Symone Maria de Melo Figueiredo.

Por: Figueiredo, Symone Maria de MeloColaborador(es):Carvalho, Luis Marcelo Tavares de [Orientador]Detalhes da publicação: 2005Notas: 127 p. : ilAssunto(s): Imagens -- Classificação | Landsat (Satélites) | Solos -- Uso -- Capixaba (AC)Classificação Decimal de Dewey: 526.982 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)--Universidade Federal de Lavras, 2005. Sumário: A aplicação de diferentes algoritmos de classificação digital gera estimativas variáveis das áreas ocupadas pelas categorias de uso e ocupação da terra ou temas. O objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito do uso de vários métodos de classificação de imagens Landsat para o mapeamento do uso e cobertura do solo no município de Capixaba, estado do Acre, por meio da análise comparativa entre os algoritmos de máxima verossimilhança, isodata e árvore de decisão. Na classificação foram utilizadas como atributos as bandas multiespectrais do satélite Landsat, imagens sintéticas oriundas da análise de mistura espectral e imagem gerada pelo índice de vegetação por diferença normalizada - NDVI para mapear floresta, capoeira, pasto alto, pasto baixo, água, queimada e solo. Foram usadas seis técnicas de classificação: a) máxima verossimilhança, utilizando imagens Landsat; b) máxima verossimilhança, utilizando imagens fração; c) isodata, utilizando imagens Landsat; d) isodata, utilizando imagens fração solo e sombra; d) isodata, utilizando imagens fração solo, sombra e vegetação e e) árvore de decisão, utilizando imagens Landsat, imagens sintéticas e NDVI. Os resultados demonstraram que os diferentes métodos de classificação são eficientes, pois apresentaram uma classificação muito boa a excelente, segundo o coeficiente de concordância Kappa. No entanto, entre os métodos testados, a classificação por máxima verossimilhança foi superior às demais técnicas de classificação, com exatidão global superior a 91%.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 526.982 F475c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0489

Dissertação (mestrado)--Universidade Federal de Lavras, 2005.

A aplicação de diferentes algoritmos de classificação digital gera estimativas variáveis das áreas ocupadas pelas categorias de uso e ocupação da terra ou temas. O objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito do uso de vários métodos de classificação de imagens Landsat para o mapeamento do uso e cobertura do solo no município de Capixaba, estado do Acre, por meio da análise comparativa entre os algoritmos de máxima verossimilhança, isodata e árvore de decisão. Na classificação foram utilizadas como atributos as bandas multiespectrais do satélite Landsat, imagens sintéticas oriundas da análise de mistura espectral e imagem gerada pelo índice de vegetação por diferença normalizada - NDVI para mapear floresta, capoeira, pasto alto, pasto baixo, água, queimada e solo. Foram usadas seis técnicas de classificação: a) máxima verossimilhança, utilizando imagens Landsat; b) máxima verossimilhança, utilizando imagens fração; c) isodata, utilizando imagens Landsat; d) isodata, utilizando imagens fração solo e sombra; d) isodata, utilizando imagens fração solo, sombra e vegetação e e) árvore de decisão, utilizando imagens Landsat, imagens sintéticas e NDVI. Os resultados demonstraram que os diferentes métodos de classificação são eficientes, pois apresentaram uma classificação muito boa a excelente, segundo o coeficiente de concordância Kappa. No entanto, entre os métodos testados, a classificação por máxima verossimilhança foi superior às demais técnicas de classificação, com exatidão global superior a 91%.

Área de concentração: Manejo Ambiental.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha