Amônia, uréia e conteúdo de oxigênio no sangue de Potamotrygon sp. (Cohondrichthyes, Potamotrygonidae) / José Fernando Marques Barcellos.

Por: Barcellos, José Fernando MarquesColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: 1997Notas: 51 f. : ilAssunto(s): Raia -- FisiologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.35 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997 Sumário: Os peixes, em função das variações do meio em que se encontram, estão em constante ajuste fisiológico para manutenção de sua homeostase. Inúmeros são os trabalhos relacionados às adaptações fisiológicas à diferentes condições do meio em teleósteos, porém, o mesmo não acontece com os elasmobrânquios, para os quais a literatura é escassa. Desta forma, exemplares da raia de água-doce Potamotrygon sp. foram aclimatados à hipóxia e extremos de pH (pH 3,0 e pH 9,0) por 24h, tendo sido analisadas algumas variáveis fisiológicas como: parâmetros hematológicos, regulação iônica, fosfatos intra-eritrocitários e níveis plasmáticos de amônia e uréia. Exemplares de Potamotrygon sp. expostos a pH 9,0, apresentaram redução nos valores de hematócrito, concentração de hemoglobina e número de eritrócitos circulantes e aumento do volume corpuscular médio do eritrócito (VCM) e dos níveis de Na+ plasmático. Em pH 3,0 foi verificado aumento no VCM. A espécie Potamotrygon sp. não se comporta como um bom regulador iônico. Os resultados sugerem que a uréia pode ser um importante modulador da ação dos fosfatos intra-eritrocitários, assim como nas raias marinhas, que modulam a afinidade da hemoglobina com o oxigênio, variando a concentração de uréia.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.35 B242a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 97-0883
Livro Livro
Dissertação T 597.35 B242a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 97-0884

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997

Os peixes, em função das variações do meio em que se encontram, estão em constante ajuste fisiológico para manutenção de sua homeostase. Inúmeros são os trabalhos relacionados às adaptações fisiológicas à diferentes condições do meio em teleósteos, porém, o mesmo não acontece com os elasmobrânquios, para os quais a literatura é escassa. Desta forma, exemplares da raia de água-doce Potamotrygon sp. foram aclimatados à hipóxia e extremos de pH (pH 3,0 e pH 9,0) por 24h, tendo sido analisadas algumas variáveis fisiológicas como: parâmetros hematológicos, regulação iônica, fosfatos intra-eritrocitários e níveis plasmáticos de amônia e uréia. Exemplares de Potamotrygon sp. expostos a pH 9,0, apresentaram redução nos valores de hematócrito, concentração de hemoglobina e número de eritrócitos circulantes e aumento do volume corpuscular médio do eritrócito (VCM) e dos níveis de Na+ plasmático. Em pH 3,0 foi verificado aumento no VCM. A espécie Potamotrygon sp. não se comporta como um bom regulador iônico. Os resultados sugerem que a uréia pode ser um importante modulador da ação dos fosfatos intra-eritrocitários, assim como nas raias marinhas, que modulam a afinidade da hemoglobina com o oxigênio, variando a concentração de uréia.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha