Excreção e efeito da amônia sobre o crescimento do Tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818) / Rosa Angélica Ismiño-Orbe.

Por: Ismiño-Orbe, Rosa AngélicaColaborador(es):Araújo Lima, Carlos A. R. M [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1997Notas: 29 f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- CrescimentoClassificação Decimal de Dewey: 597.5 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997 Sumário: A amônia acumula-se em sistemas fechados de cultivo, onde a renovação de água é reduzida. As principais fontes de amônia nos ambientes aquáticos são a descomposição da matéria orgânica e a excreção dos animais. Esta molécula pode ter efeitos letais ou sub-letais sobre os peixes dependendo de sua concentração na água e da espécie. Um dos efeitos sub-letais mais importantes em aqüicultura é a depressão do crescimento. Neste trabalho foram avaliados as taxas de excreção de amônia em Colossoma macropomum pesando de 20 a 250g, bem como a influência desta molécula sobre o seu crescimento. O tambaqui, Colossoma macropomum, é uma espécie de grande importância comercial na Amazônia Central, sendo indicado para aqüicultura tanto em mono como em policultivos. As medidas da taxa de excreção foram realizadas em aquários onde a concentração de amônia foi determinada e comparada a um aquário controle. A taxa de excreção de amônia pelo tambaqui aumenta com o peso, mas diminui com a temperatura. Um modelo que explica 95% da variabilidade na taxa diária de excreção foi desenvolvido. O efeito da concentração de amônia sobre o crescimento foi testado usando soluções aquosas de amônia com concentrações de 0,002, 0,07 e 0,46 mg/l de NH3. Os peixes foram mantidos em tanques contendo 500l destas soluções por 2 meses. Não foram observados efeitos significativos da amônia sobre o crescimento do tambaqui neste período. Conclui-se que o tambaqui é uma espécie muito robusta e que pode ser mantida em concentrações de amônia de até 0,46 mg/l de NH3 sem comprometimento do seu crescimento.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.5 I83e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 97-0797

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997

A amônia acumula-se em sistemas fechados de cultivo, onde a renovação de água é reduzida. As principais fontes de amônia nos ambientes aquáticos são a descomposição da matéria orgânica e a excreção dos animais. Esta molécula pode ter efeitos letais ou sub-letais sobre os peixes dependendo de sua concentração na água e da espécie. Um dos efeitos sub-letais mais importantes em aqüicultura é a depressão do crescimento. Neste trabalho foram avaliados as taxas de excreção de amônia em Colossoma macropomum pesando de 20 a 250g, bem como a influência desta molécula sobre o seu crescimento. O tambaqui, Colossoma macropomum, é uma espécie de grande importância comercial na Amazônia Central, sendo indicado para aqüicultura tanto em mono como em policultivos. As medidas da taxa de excreção foram realizadas em aquários onde a concentração de amônia foi determinada e comparada a um aquário controle. A taxa de excreção de amônia pelo tambaqui aumenta com o peso, mas diminui com a temperatura. Um modelo que explica 95% da variabilidade na taxa diária de excreção foi desenvolvido. O efeito da concentração de amônia sobre o crescimento foi testado usando soluções aquosas de amônia com concentrações de 0,002, 0,07 e 0,46 mg/l de NH3. Os peixes foram mantidos em tanques contendo 500l destas soluções por 2 meses. Não foram observados efeitos significativos da amônia sobre o crescimento do tambaqui neste período. Conclui-se que o tambaqui é uma espécie muito robusta e que pode ser mantida em concentrações de amônia de até 0,46 mg/l de NH3 sem comprometimento do seu crescimento.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha