Influência da água de formação da extração do rio Urucu sobre aspectos hematológicos e conteúdo iônico de Colossoma macropomum e Glyptoperichthys joselimaianus / José Teodoro Maco Garcia.

Por: Maco Garcia, José TeodoroColaborador(es):Val, Adalberto Lu¡s [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1997Notas: 90 fAssunto(s): Água -- Poluição por petróleo | Tambaqui -- Fisiologia | Peixes -- Intoxicação por petróleo | Bodó -- FisiologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.0929 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997 Sumário: O desenvolvimento das diferentes fases da atividade petroleira na bacia amazônica gera uma série de impactos negativos sobre os recursos naturais. As águas de formação, um subproduto desta atividade, contém altas concentrações de sais e são responsáveis pela elevação do conteúdo dos sais em alguns ambientes aquáticos amazônicos. Seus efeitos sobre a fisiologia da fauna e flora aquática ainda são desconhecidos. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo avaliar à exposição as diferentes concentrações de água de formação sobre aspectos hematológicos e condições iônicas de C. macropomum (de respiração aquática) e G. joselimaianus (de respiração aérea facultativa). Foram analisados os parâmetros hematológicos da série vermelha, glicose e lactato plasmáticos, níveis iônicos do plasma e dos eritrócitos, pHe e pHi. As duas espécies analisadas apresentaram aumentos nos níveis de hematócrito, hemoglobina e número de eritrócitos circulantes como uma das formas de otimizar o suprimento de oxigênio para os tecidos em diversas situações. Aumentos das constantes corpusculares e o desencadeamento do metabolismo anaeróbico foram observados em G. joselimaianus, com alto conteúdo de lactato no plasma e a conseqüente diminuição do pHi e pHe que afetam ainda mais a tomada e o transporte de oxigênio pelo sangue. Em contraste em C. macropomum observou-se, geralmente, aumentos no pHi e pHe. Observou-se efeitos severos sobre o conteúdo iônico nas duas espécies analisadas, especialmente aumentos no conteúdo de sódio plasmático e intraeritrocitário. Ocorreu decréscimo de potássio plasmático só em G. joselimaianus, no entanto o potássio intraeritrocitário foi variável. O cálcio intraeritrocitário aumentou nas duas espécies, sendo que os níveis de cálcio plasmático tenderam a se nivelar com os valores do controle. A elevação dos níveis dos sais contribuíram para a diminuição da liberação do oxigênio para os tecidos. A espécie C. macropomun parece tolerar melhor os efeitos dos sais da água de formação que G. joselimaianus, devido esta espécie apresentar as maiores variações nos parâmetros analisados.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.0929 M321i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 97-0432
Livro Livro
Dissertação T 597.0929 M321i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0541

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997

O desenvolvimento das diferentes fases da atividade petroleira na bacia amazônica gera uma série de impactos negativos sobre os recursos naturais. As águas de formação, um subproduto desta atividade, contém altas concentrações de sais e são responsáveis pela elevação do conteúdo dos sais em alguns ambientes aquáticos amazônicos. Seus efeitos sobre a fisiologia da fauna e flora aquática ainda são desconhecidos. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo avaliar à exposição as diferentes concentrações de água de formação sobre aspectos hematológicos e condições iônicas de C. macropomum (de respiração aquática) e G. joselimaianus (de respiração aérea facultativa). Foram analisados os parâmetros hematológicos da série vermelha, glicose e lactato plasmáticos, níveis iônicos do plasma e dos eritrócitos, pHe e pHi. As duas espécies analisadas apresentaram aumentos nos níveis de hematócrito, hemoglobina e número de eritrócitos circulantes como uma das formas de otimizar o suprimento de oxigênio para os tecidos em diversas situações. Aumentos das constantes corpusculares e o desencadeamento do metabolismo anaeróbico foram observados em G. joselimaianus, com alto conteúdo de lactato no plasma e a conseqüente diminuição do pHi e pHe que afetam ainda mais a tomada e o transporte de oxigênio pelo sangue. Em contraste em C. macropomum observou-se, geralmente, aumentos no pHi e pHe. Observou-se efeitos severos sobre o conteúdo iônico nas duas espécies analisadas, especialmente aumentos no conteúdo de sódio plasmático e intraeritrocitário. Ocorreu decréscimo de potássio plasmático só em G. joselimaianus, no entanto o potássio intraeritrocitário foi variável. O cálcio intraeritrocitário aumentou nas duas espécies, sendo que os níveis de cálcio plasmático tenderam a se nivelar com os valores do controle. A elevação dos níveis dos sais contribuíram para a diminuição da liberação do oxigênio para os tecidos. A espécie C. macropomun parece tolerar melhor os efeitos dos sais da água de formação que G. joselimaianus, devido esta espécie apresentar as maiores variações nos parâmetros analisados.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha