Variabilidade genética em populações naturais de Anopheles (Nyssorhynchus) albitarsis Lyncharribálzaga, 1879 (Diptera : Culicidae) / Juracy de Freitas Maia.

Por: Maia, Juracy de FreitasColaborador(es):Santos, Joselita Maria Mendes dos [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1997Notas: 118 f. : ilAssunto(s): Anopheles -- Variabilidade genéticaClassificação Decimal de Dewey: 595.77 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997 Sumário: No estudo da variabilidade genética de Anopheles albitarsis, analisou-se uma população procedente de Maruanum, no Estado do Amapá, quanto a quinze sistemas enzimáticos em eletroforese de gel de amido, amido-agarose e poliacrilamida. Modificações na expressão gênica foram observadas nos sistemas esterase e leucina aminopeptidase, durante o desenvolvimento ontogenético. A esterase revelou quatro regiões de atividade, sendo a esterase 1 detectada apenas em larvas de 4° estádio velhas e em pupas, as esterases 2 e 4 foram presentes durante todo o desenvolvimento, e a esterase 3 revelou-se praticamente apenas em larvas e raríssimas vezes em pupas. Também foram observadas quatro zonas de atividade na leucina aminopeptidase, durante a ontogenia. As LAP1 e LAP2 foram características de larvas, a LAP3 esteve presente somente em pupas e adultos e a LAP4 foi detectada nos três diferentes estágios. No estudo dos quinze sistemas protéicos, vinte e dois locos foram analisados para estimativa da variabilidade genética e apenas nove foram polimórticos. A variação fenotípica detectada nestas proteínas sugere que 67,0% possam ser monoméricas (EST2, EST4, LAP1, LAP2, PGM e HK2) e 33,0% diméricas (IDH1, 6-PGDH e MDH2). Dos nove locos polimórficos, apenas dois (EST4 e LAP1) não mostraram suas freqüências genotípicas de acordo com o esperado pelo modelo de equilíbrio de Hardy-Weinberg. Este desvio foi devido ao maior número de indivíduos homozigotos observados que o esperado. A estimativa da variabilidade genética na população de Anopheles albitarsis de Maruanum-AP é relativamente semelhante, quando comparada com a de outros anofelinos O número médio de alelos por loco foi de 1,50 ± 0,20, a percentagem de locos polimórficos foi de 40,9% e a heterozigosidade média observada foi de 0,085 ± 0,034. Foi admitido que a população de Anopheles albitarsis do Amapá, seja geneticamente semelhante a Anopheles marajoara forma MA (Ilha de Marajó - PA), considerando-se a heterozigosidade média e o número médio de alelos por loco, que apresentaram os mesmos valores.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.77 M217v (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0094
Livro Livro
Dissertação T 595.77 M217v (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0060

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997

No estudo da variabilidade genética de Anopheles albitarsis, analisou-se uma população procedente de Maruanum, no Estado do Amapá, quanto a quinze sistemas enzimáticos em eletroforese de gel de amido, amido-agarose e poliacrilamida. Modificações na expressão gênica foram observadas nos sistemas esterase e leucina aminopeptidase, durante o desenvolvimento ontogenético. A esterase revelou quatro regiões de atividade, sendo a esterase 1 detectada apenas em larvas de 4° estádio velhas e em pupas, as esterases 2 e 4 foram presentes durante todo o desenvolvimento, e a esterase 3 revelou-se praticamente apenas em larvas e raríssimas vezes em pupas. Também foram observadas quatro zonas de atividade na leucina aminopeptidase, durante a ontogenia. As LAP1 e LAP2 foram características de larvas, a LAP3 esteve presente somente em pupas e adultos e a LAP4 foi detectada nos três diferentes estágios. No estudo dos quinze sistemas protéicos, vinte e dois locos foram analisados para estimativa da variabilidade genética e apenas nove foram polimórticos. A variação fenotípica detectada nestas proteínas sugere que 67,0% possam ser monoméricas (EST2, EST4, LAP1, LAP2, PGM e HK2) e 33,0% diméricas (IDH1, 6-PGDH e MDH2). Dos nove locos polimórficos, apenas dois (EST4 e LAP1) não mostraram suas freqüências genotípicas de acordo com o esperado pelo modelo de equilíbrio de Hardy-Weinberg. Este desvio foi devido ao maior número de indivíduos homozigotos observados que o esperado. A estimativa da variabilidade genética na população de Anopheles albitarsis de Maruanum-AP é relativamente semelhante, quando comparada com a de outros anofelinos O número médio de alelos por loco foi de 1,50 ± 0,20, a percentagem de locos polimórficos foi de 40,9% e a heterozigosidade média observada foi de 0,085 ± 0,034. Foi admitido que a população de Anopheles albitarsis do Amapá, seja geneticamente semelhante a Anopheles marajoara forma MA (Ilha de Marajó - PA), considerando-se a heterozigosidade média e o número médio de alelos por loco, que apresentaram os mesmos valores.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha