Ocorrência de térmitas alados (Insecta : Isoptera) em floresta primária e áreas de policultivo na Amazônia Central / Angélica Maria Caldas Rebello.

Por: Rebello, Angélica Maria CaldasColaborador(es):Martius, Christopher [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1997Notas: 88 f. : ilAssunto(s): Térmitas -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 595.736 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997 Sumário: Comparou-se a diversidade dos alados de térmitas em um policultivo com a mata primária na Amazônia Central. Foram instaladas, de novembro 1994 a março de 1996, duas armadilhas luminosas e duas de vôo no policultivo; uma luminosa e duas de vôo na mata. Do total de 48 morfoespécies, identificou-se em Termitidae: Syntermes sp.; em Kalotermitidae: Kalotermes sp., Neotermes sp., Glyptotermes sp., e Incisitermes sp.; em Rhinotermitidae: Rhinotermitinae e Heterotermes sp. Termitidae foi a família mais abundante nas áreas, seguida de Kalotermitidae e Rhinotermitidae no policultivo, ocorrendo o inverso na mata Termitidae e Kalotermitidae foram mais freqüentes em setembro (mata) e outubro 1995 (policultivo); Rhinotermitidae em dezembro de 1995 (policultivo), setembro 1995 e março 1996 (mata). Para fins de comparação foram usadas as coletas do período de junho 1995 a março 1996. Das 44 morfoespécies coletadas neste período,14 ocorreram apenas no policultivo, 12 só na mata primária, e 18 foram comuns as duas áreas. Não houve similaridade na composição das espécies de Rhinotermitidae entre as duas áreas. No policultivo foram observadas 32 espécies, e na mata 30. Para as famílias, o sincronismo das capturas ficou em 10-25% quando comparadas as coletas na mesma área com os mesmos tipos de armadilhas. Na comparação das áreas, o sincronismo ficou mais baixo (10-14%). Pelo número de espécies observadas no policultivo em comparação com a mata primária o potencial de colonização das áreas cultivadas por térmitas é semelhante ao da mata.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.736 R291o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0635
Livro Livro
Dissertação T 595.736 R291o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0636

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997

Comparou-se a diversidade dos alados de térmitas em um policultivo com a mata primária na Amazônia Central. Foram instaladas, de novembro 1994 a março de 1996, duas armadilhas luminosas e duas de vôo no policultivo; uma luminosa e duas de vôo na mata. Do total de 48 morfoespécies, identificou-se em Termitidae: Syntermes sp.; em Kalotermitidae: Kalotermes sp., Neotermes sp., Glyptotermes sp., e Incisitermes sp.; em Rhinotermitidae: Rhinotermitinae e Heterotermes sp. Termitidae foi a família mais abundante nas áreas, seguida de Kalotermitidae e Rhinotermitidae no policultivo, ocorrendo o inverso na mata Termitidae e Kalotermitidae foram mais freqüentes em setembro (mata) e outubro 1995 (policultivo); Rhinotermitidae em dezembro de 1995 (policultivo), setembro 1995 e março 1996 (mata). Para fins de comparação foram usadas as coletas do período de junho 1995 a março 1996. Das 44 morfoespécies coletadas neste período,14 ocorreram apenas no policultivo, 12 só na mata primária, e 18 foram comuns as duas áreas. Não houve similaridade na composição das espécies de Rhinotermitidae entre as duas áreas. No policultivo foram observadas 32 espécies, e na mata 30. Para as famílias, o sincronismo das capturas ficou em 10-25% quando comparadas as coletas na mesma área com os mesmos tipos de armadilhas. Na comparação das áreas, o sincronismo ficou mais baixo (10-14%). Pelo número de espécies observadas no policultivo em comparação com a mata primária o potencial de colonização das áreas cultivadas por térmitas é semelhante ao da mata.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha