Os efeitos da extração seletiva de madeira sobre a comunidade de sapos e lagartos diurnos de liteira em uma floresta da Amazônia Central / Fernando Ignacio Ortiz Suárez.

Por: Ortiz Suárez, Fernando IgnacioColaborador(es):Lima, Albertina Pimentel [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1997Notas: 55 fAssunto(s): Árvores -- Corte seletivo. -- Amazônia | Sapos -- Ecologia | Lagartos -- EcologiaClassificação Decimal de Dewey: 591.5 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997 Sumário: Este estudo investigou os efeitos de práticas silviculturais sobre a herpetofauna diurna do chão da floresta de terra firme na Amazônia Central, Brasil. O estudo foi feito em uma área de corte experimental com intensidades variando de 15 a 32 % do volume de todas as árvores retiradas, em parcelas de 4 hectares. As parcelas foram cortadas 9-10 anos antes do estudo (1987 ou 1988), ou 4 anos (1993). Os efeitos do anelamento, realizados em 1985 em 3 parcelas sem corte seletivo de madeira, também foram investigados. As diferentes intensidades de corte seletivo de madeira afetou a composição de espécies de pequenos vertebrados (6 espécies de sapos e uma de lagarto) e lagartos maiores (4 espécies) na época seca mas não na época chuvosa. Nas áreas cortadas mais recentemente, a composição das espécies para pequenos vertebrados e para lagartos maiores foi diferente dos tratamentos controle (sem-corte). O tratamento de anelamento, afetou a composição de espécies de pequenos vertebrados nas duas épocas, mas não foi detectado nenhum efeito sobre os lagartos maiores. Nas áreas onde o corte seletivo criou clareiras, a composição das espécies de pequenos vertebrados e lagartos, foi diferente das áreas sem clareiras. O estudo foi feito numa área experimental de 72 ha enquanto os cortes comerciais, são geralmente feitos em torno de 1000 ha/ano. As áreas com estas dimensões podem ocasionar efeitos mais severos na herpetofauna. Portanto, estudos a longo prazo devem ser realizados nesta escala. .
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 591.5 O77e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0181
Livro Livro
Dissertação T 591.5 O77e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0185

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997

Este estudo investigou os efeitos de práticas silviculturais sobre a herpetofauna diurna do chão da floresta de terra firme na Amazônia Central, Brasil. O estudo foi feito em uma área de corte experimental com intensidades variando de 15 a 32 % do volume de todas as árvores retiradas, em parcelas de 4 hectares. As parcelas foram cortadas 9-10 anos antes do estudo (1987 ou 1988), ou 4 anos (1993). Os efeitos do anelamento, realizados em 1985 em 3 parcelas sem corte seletivo de madeira, também foram investigados. As diferentes intensidades de corte seletivo de madeira afetou a composição de espécies de pequenos vertebrados (6 espécies de sapos e uma de lagarto) e lagartos maiores (4 espécies) na época seca mas não na época chuvosa. Nas áreas cortadas mais recentemente, a composição das espécies para pequenos vertebrados e para lagartos maiores foi diferente dos tratamentos controle (sem-corte). O tratamento de anelamento, afetou a composição de espécies de pequenos vertebrados nas duas épocas, mas não foi detectado nenhum efeito sobre os lagartos maiores. Nas áreas onde o corte seletivo criou clareiras, a composição das espécies de pequenos vertebrados e lagartos, foi diferente das áreas sem clareiras. O estudo foi feito numa área experimental de 72 ha enquanto os cortes comerciais, são geralmente feitos em torno de 1000 ha/ano. As áreas com estas dimensões podem ocasionar efeitos mais severos na herpetofauna. Portanto, estudos a longo prazo devem ser realizados nesta escala. .

Área de concentração: Biologia Tropical e Recursos Naturais.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha