Caracterização morfológica, fertilidade e germinação do pólen do Caiaué (Elaeis oleifera (Kunth) Cortés) - Arecaceae / Lúcia Helena Pinheiro Martins.

Por: Martins, Lúcia Helena Pinheiro MartinsColaborador(es):Miranda, Ires Paula de Andrade [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1997Notas: 60 f. : ilAssunto(s): Caiaué -- Pólen | Germinação | PalinologiaClassificação Decimal de Dewey: 584.5 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997 Sumário: No presente trabalho foi realizado o estudo da morfologia polínica, fertilidade e germinação in vitro do pólen de dez populações amazônicas do caiaué (Elais oleifera (Kunth) Cortés), visando contribuir para programas de melhoramento genético. As populações estudadas foram: Acajatuba, Amatari, Autazes, BR-174, Careiro, Manicoré, Maués, Moura, Novo Aripuanã e Tefé, introduzidas no Banco de Germoplasma da Estação Experimental do Rio Urubu EMBRAPA). Para avaliar as características morfológicas do pólen foram utilizadas as técnicas de microscopia eletrônica de varredura. A população Novo Aripuanã apresentou maior tamanho médio dos grãos s populações BR-174, Moura e Amatari obtiveram as menores médias. Os grãos são elípticos ou piriformes de superfície microreticulada e abertura monocolpada. Com relação à fertilidade observou-se que o grão de pólen do caiaué é binuclear, com núcleo vegetativo grande e alongado, e o núcleo generativo compacto e arredondado apresentando grãos potencialmente férteis. O pólen do caiaué manteve uma viabilidade razoável durante o período experimental, chegando a seis meses de conservação à -20°C, com aproximadamente 100% de grãos germinados. Considerando a alta porcentagem de germinação após armazenamento, constatou-se que essa palmeira pode ser considerada promissora para o desenvolvimento de programas de melhoramento genético.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 584.5 M386c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 98-0014

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1997

No presente trabalho foi realizado o estudo da morfologia polínica, fertilidade e germinação in vitro do pólen de dez populações amazônicas do caiaué (Elais oleifera (Kunth) Cortés), visando contribuir para programas de melhoramento genético. As populações estudadas foram: Acajatuba, Amatari, Autazes, BR-174, Careiro, Manicoré, Maués, Moura, Novo Aripuanã e Tefé, introduzidas no Banco de Germoplasma da Estação Experimental do Rio Urubu EMBRAPA). Para avaliar as características morfológicas do pólen foram utilizadas as técnicas de microscopia eletrônica de varredura. A população Novo Aripuanã apresentou maior tamanho médio dos grãos s populações BR-174, Moura e Amatari obtiveram as menores médias. Os grãos são elípticos ou piriformes de superfície microreticulada e abertura monocolpada. Com relação à fertilidade observou-se que o grão de pólen do caiaué é binuclear, com núcleo vegetativo grande e alongado, e o núcleo generativo compacto e arredondado apresentando grãos potencialmente férteis. O pólen do caiaué manteve uma viabilidade razoável durante o período experimental, chegando a seis meses de conservação à -20°C, com aproximadamente 100% de grãos germinados. Considerando a alta porcentagem de germinação após armazenamento, constatou-se que essa palmeira pode ser considerada promissora para o desenvolvimento de programas de melhoramento genético.

Área de concentração: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha