Efeito do corte seletivo de espécies arbóreas sobre uma comunidade de aves de sub-bosque na Amazônia Central / Edson Guilherme da Silva.

Por: Silva, Edson Guilherme daColaborador(es):Cintra, Renato [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 1997Notas: 88 f. : ilAssunto(s): Aves -- Ecologia | Árvores -- Corte seletivo | Desmatamento -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 574.52 Nota de dissertação: Dissertação (mestre)- INPA/UFAM, 1997 Sumário: Uma comunidade de aves de sub-bosque em mata de terra firme na Amazônia Central foi amostrada em 3 blocos experimentais (divididos em 6 sub-blocos de 4 ha cada) onde foram realizadas diferentes intensidades de corte seletivo de espécies arbóreas em 1987,1988 e 1993. As capturas foram realizadas de julho de 1996 a janeiro de 1997 tendo sido capturadas 1.805 aves de 80 espécies diferentes num total de 8.620 horas/rede. Não houve um efeito direto das diferentes intensidades de corte seletivo de espécies arbóreas sobre a riqueza de espécies, abundância de indivíduos, biomassa e freqüência de uso das áreas pelas aves dentro dos tratamentos silviculturais empregados. Contudo, a riqueza de espécies, abundância de indivíduos e freqüência de uso das áreas pelas aves foram fortemente afetadas pela idade do corte seletivo de espécies arbóreas. A biomassa das aves nos sub-blocos estudados foi o único parâmetro não influenciado pela idade do corte seletivo. Uma análise das cinco principais guildas de aves de sub-bosque na área de estudo mostrou que os insetívoros especialistas em bordas e clareiras naturais e os nectarívoros foram os mais beneficiados nos tratamentos onde o corte ocorreu em 1993.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre)- INPA/UFAM, 1997

Uma comunidade de aves de sub-bosque em mata de terra firme na Amazônia Central foi amostrada em 3 blocos experimentais (divididos em 6 sub-blocos de 4 ha cada) onde foram realizadas diferentes intensidades de corte seletivo de espécies arbóreas em 1987,1988 e 1993. As capturas foram realizadas de julho de 1996 a janeiro de 1997 tendo sido capturadas 1.805 aves de 80 espécies diferentes num total de 8.620 horas/rede. Não houve um efeito direto das diferentes intensidades de corte seletivo de espécies arbóreas sobre a riqueza de espécies, abundância de indivíduos, biomassa e freqüência de uso das áreas pelas aves dentro dos tratamentos silviculturais empregados. Contudo, a riqueza de espécies, abundância de indivíduos e freqüência de uso das áreas pelas aves foram fortemente afetadas pela idade do corte seletivo de espécies arbóreas. A biomassa das aves nos sub-blocos estudados foi o único parâmetro não influenciado pela idade do corte seletivo. Uma análise das cinco principais guildas de aves de sub-bosque na área de estudo mostrou que os insetívoros especialistas em bordas e clareiras naturais e os nectarívoros foram os mais beneficiados nos tratamentos onde o corte ocorreu em 1993.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha