Algumas observações sobre a atividade externa de Plebeia saiqui e Plebeia droryana (Hymenoptera, Meliponinae) / Maria Augusta Cabral de Oliveira.

Por: Oliveira, Maria Augusta Cabral deDetalhes da publicação: 1973Notas: 79 fAssunto(s): Abelhas sem ferrãoClassificação Decimal de Dewey: 595.79 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto de Biociências/USP, 1973 Sumário: Foram feitas observações, em condições naturais, de alguns fatores ambientais, tais como a temperatura, a luz, o vento, a umidade relativa, e a chuva, nas atividades de vôo de duas espécies de meliponíneos: Plebeia saiqui e Plebeia droryana. Os resultados mostram que a atividade de vôo é controlada por uma complexa interação de fatores, principalmente luz e temperatura. Desde que não haja chuva, que o vento esteja abaixo de 3 m/s (10,8 km/h) e que a temperatura acima de 18ºC, a luz será o fator regulador da atividade externa. Por outro lado se há luz suficiente os outros fatores estão dentro dos limites favoráveis, a temperatura determinará o começo da atividade de vôo. A atividade externa ocorreu em uma larga faixa de teores de umidade relativa. Assim, em condições normais não foi o fator limitante da atividade de vôo. Algumas observações foram feitas sobre a duração do vôo, raio de ação, tamanho das populações e coleta de pólen. Foram apresentados também alguns dados sobre a temperatura interna da colmeia de P. saiqui.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.79 O48a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0018

Dissertação (mestre) - Instituto de Biociências/USP, 1973

Foram feitas observações, em condições naturais, de alguns fatores ambientais, tais como a temperatura, a luz, o vento, a umidade relativa, e a chuva, nas atividades de vôo de duas espécies de meliponíneos: Plebeia saiqui e Plebeia droryana. Os resultados mostram que a atividade de vôo é controlada por uma complexa interação de fatores, principalmente luz e temperatura. Desde que não haja chuva, que o vento esteja abaixo de 3 m/s (10,8 km/h) e que a temperatura acima de 18ºC, a luz será o fator regulador da atividade externa. Por outro lado se há luz suficiente os outros fatores estão dentro dos limites favoráveis, a temperatura determinará o começo da atividade de vôo. A atividade externa ocorreu em uma larga faixa de teores de umidade relativa. Assim, em condições normais não foi o fator limitante da atividade de vôo. Algumas observações foram feitas sobre a duração do vôo, raio de ação, tamanho das populações e coleta de pólen. Foram apresentados também alguns dados sobre a temperatura interna da colmeia de P. saiqui.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha