Efeito da poluição aquática por cromo nos aspectos fisiológicos de Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) do Rio Paraguai, Cáceres, MT / Vilma Barretto Vila.

Por: Vila, Vilma BarrettoColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2004Notas: xvi, 116 f. : il. colorAssunto(s): Água -- Poluição por cromo | Peixes -- Fisiologia | Piaractus mesopotamicusClassificação Decimal de Dewey: 363.7934 Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2004 Sumário: O presente estudo teve como objetivo estimar os efeitos tóxicos, pela exposição ao crômio, em Piaractus mesopotamicus, e foi realizado em duas etapas: a primeira com exemplares capturados em baías localizadas no entorno do efluente do curtume; a segunda em condições laboratoriais para determinar a concentração média letal em 96 horas de exposição destes exemplares ao crômio. Os tratamentos em condições laboratoriais foram realizados em três diferentes níveis de temperatura e valores de pH, sendo a temperatura ambiente de 28°C, média mínima e máxima anual de 25 e 35°C, pH 6,97 ambiente, 4,00 e 8,00. Os parâmetros analisados nas duas etapas experimentais incluíram análises histopatológicas do fígado, teste de micronúcleo em eritrócitos, parâmetros ionoregulatórios, quantificação de crômio nas brânquias, fígado e parâmetros hematológicos. Os resultados indicam que a exposição tanto a pH ácido, neutro ou alcalino, resultou na contaminação dos espécimes, e, em pH 4,00, a contaminação foi mais drástica. Em relação à temperatura, o efeito tóxico foi mais evidente a 35°C. Com relação à pesquisa de campo, observou-se que os exemplares capturados nas baías a jusante do etluente do curtume, apresentaram efeitos tóxicos mais evidentes que aqueles capturados a montante do etluente. Os dados revelam que o crômio é um metal tóxico, tanto em ambiente artificial como natural, e produz efeitos mutagênicos e hepatotóxicos, provocando desequilíbrio iônico e hematológico nos animais sob seus efeitos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 363.7934 V695e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0217
Livro Livro
Tese T 363.7934 V695e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0218

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2004

O presente estudo teve como objetivo estimar os efeitos tóxicos, pela exposição ao crômio, em Piaractus mesopotamicus, e foi realizado em duas etapas: a primeira com exemplares capturados em baías localizadas no entorno do efluente do curtume; a segunda em condições laboratoriais para determinar a concentração média letal em 96 horas de exposição destes exemplares ao crômio. Os tratamentos em condições laboratoriais foram realizados em três diferentes níveis de temperatura e valores de pH, sendo a temperatura ambiente de 28°C, média mínima e máxima anual de 25 e 35°C, pH 6,97 ambiente, 4,00 e 8,00. Os parâmetros analisados nas duas etapas experimentais incluíram análises histopatológicas do fígado, teste de micronúcleo em eritrócitos, parâmetros ionoregulatórios, quantificação de crômio nas brânquias, fígado e parâmetros hematológicos. Os resultados indicam que a exposição tanto a pH ácido, neutro ou alcalino, resultou na contaminação dos espécimes, e, em pH 4,00, a contaminação foi mais drástica. Em relação à temperatura, o efeito tóxico foi mais evidente a 35°C. Com relação à pesquisa de campo, observou-se que os exemplares capturados nas baías a jusante do etluente do curtume, apresentaram efeitos tóxicos mais evidentes que aqueles capturados a montante do etluente. Os dados revelam que o crômio é um metal tóxico, tanto em ambiente artificial como natural, e produz efeitos mutagênicos e hepatotóxicos, provocando desequilíbrio iônico e hematológico nos animais sob seus efeitos.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha