Caracterização taxonômica das espécies do gênero Pseudancistrus Bleeker, 1862 da Amazônia brasileira (Siluriformes: Loricariidae) / Odirlene Marinho Ribeiro.

Por: Ribeiro, Odirlene MarinhoColaborador(es):Py-Daniel, Lúcia Helena Rapp [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2004Notas: xix, 110 f. : il. colorAssunto(s): Loricariidae | PseudancistrusClassificação Decimal de Dewey: 597.5 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004 Sumário: O gênero Pseudancistrus Bleeker, 1862 apresenta atualmente seis espécies válidas com sua distribuição restrita ao Escudo das Guianas: Pseudancistrus barbatus (Valenciennes, 1840), espécie tipo, de La Mana, Guiana Francesa; P. depressus (Günther, 1868) do Suriname; P. guentheri (Regan, 1904) e P. nigrescens Eigenrnann, 1912, da Guiana; P. coquenani (Steindachner, 1915) e P. orinoco (Isbrücker et aI. 1988) da Venezuela. A partir de dezenas de lotes de exemplares desse gênero procedentes de vários tributários da região amazônica depositados na Coleção de peixes do INPA, o presente estudo teve como objetivo geral, a caracterização das espécies de Pseudancistrus procedentes da Amazônia Brasileira. Foram examinados 3100 exemplares, dos quais 668 tiveram dados merístiços e morfométricos tomados. Os exemplares são procedentes dos seguintes rios: Xingu, Tapajós, Curuá-Una, Trombetas, Mapuera, Uatumã, Mucajaí, Uraricoera e Branco. Foram examinados, adicionalmente, exemplares de Pseudancistrus da Guiana, Guiana Francesa e Suriname, de outras coleções, para análise comparativa. Cinco novas espécies do gênero Pseudancistrus são descritas para a Amazônia Brasileira, com base em morfometria, morfologia externa e dimorfismo sexual. Pseudancistrus sp. n. "xingu" se caracteriza por apresentar corpo pontilhado com pintas menores do que o diâmetro da pupila e acentuada mobilidade na região interopercular; P. sp. n. "tapajos" por apresentar estreita faixa clara na nadadeira dorsal e caudal, e pintas do corpo maiores do que o diâmetro da pupila; P. sp. n. "curuauna" por possuir a região pós-orbital elevada e corpo largo; P. sp. n. "trombetas" por apresentar corpo pontilhado com pintas menores do que o diâmetro da pupila e pouca mobilidade na região interopercular; e P. sp. n. "uatuma" por possuir coloração reticulada e grande mobilidade interopercular. Além disso, apresentam-se aqui novos registros de P. nigrescens, ampliando a distribuição geográfica da espécie. Uma caracterização complementar da espécie tipo do gênero, P. barbatus, é apresentada. Novas expressões de dimorfismo sexual para Loricariidae são descritas. Uma chave de identificação para todas as espécies de Pseudancistrus é apresentada.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.5 R484c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0342

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004

O gênero Pseudancistrus Bleeker, 1862 apresenta atualmente seis espécies válidas com sua distribuição restrita ao Escudo das Guianas: Pseudancistrus barbatus (Valenciennes, 1840), espécie tipo, de La Mana, Guiana Francesa; P. depressus (Günther, 1868) do Suriname; P. guentheri (Regan, 1904) e P. nigrescens Eigenrnann, 1912, da Guiana; P. coquenani (Steindachner, 1915) e P. orinoco (Isbrücker et aI. 1988) da Venezuela. A partir de dezenas de lotes de exemplares desse gênero procedentes de vários tributários da região amazônica depositados na Coleção de peixes do INPA, o presente estudo teve como objetivo geral, a caracterização das espécies de Pseudancistrus procedentes da Amazônia Brasileira. Foram examinados 3100 exemplares, dos quais 668 tiveram dados merístiços e morfométricos tomados. Os exemplares são procedentes dos seguintes rios: Xingu, Tapajós, Curuá-Una, Trombetas, Mapuera, Uatumã, Mucajaí, Uraricoera e Branco. Foram examinados, adicionalmente, exemplares de Pseudancistrus da Guiana, Guiana Francesa e Suriname, de outras coleções, para análise comparativa. Cinco novas espécies do gênero Pseudancistrus são descritas para a Amazônia Brasileira, com base em morfometria, morfologia externa e dimorfismo sexual. Pseudancistrus sp. n. "xingu" se caracteriza por apresentar corpo pontilhado com pintas menores do que o diâmetro da pupila e acentuada mobilidade na região interopercular; P. sp. n. "tapajos" por apresentar estreita faixa clara na nadadeira dorsal e caudal, e pintas do corpo maiores do que o diâmetro da pupila; P. sp. n. "curuauna" por possuir a região pós-orbital elevada e corpo largo; P. sp. n. "trombetas" por apresentar corpo pontilhado com pintas menores do que o diâmetro da pupila e pouca mobilidade na região interopercular; e P. sp. n. "uatuma" por possuir coloração reticulada e grande mobilidade interopercular. Além disso, apresentam-se aqui novos registros de P. nigrescens, ampliando a distribuição geográfica da espécie. Uma caracterização complementar da espécie tipo do gênero, P. barbatus, é apresentada. Novas expressões de dimorfismo sexual para Loricariidae são descritas. Uma chave de identificação para todas as espécies de Pseudancistrus é apresentada.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha