Assembléia íctica em ambientes lacustres Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piranha do município de Manacapuru, Amazonas, Brasil / Lenizi Maria Silva Araujo.

Por: Araujo, Lenizi Maria SilvaColaborador(es): Fabré, Nidia Noemi [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2004Notas: v, 80 f. : ilAssunto(s): Ictiofauna | Ägua doce | Lago | Lacustre | DiversidadeClassificação Decimal de Dewey: 597.0929 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004 Sumário: O objetivo deste estudo é analisar a estrutura das assembléias ícticas em quatro sistemas lacustres da RDS Piranha que está localizada em uma zona de transição, entre um sistema de água preta representado pelo rio Manacapuru e um de água branca pelo rio Solimões. Utilizando indicadores como composição especifica, diversidade e abundância relativa verificamos que os lagos Boto e Piranha apresentaram valores maiores de diversidade. Enquanto que o Comprido passa a ser um lago de características diferenciadas dos demais, com baixa diversidade. O lago Caverna apresenta maior tendência para lago de água preta, com menor produtividade, quando comparado aos lagos Boto e Piranha. Os componentes analisados, possibilitaram diferenciar significativamente três grupos de lagos (Boto/Piranha, Caverna e Comprido) e que esses grupos estão esclarecendo a transição de ambientes que ocorre na área de transição.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.0929 A663a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0509
Livro Livro
Dissertação T 597.0929 A663a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0508

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004

O objetivo deste estudo é analisar a estrutura das assembléias ícticas em quatro sistemas lacustres da RDS Piranha que está localizada em uma zona de transição, entre um sistema de água preta representado pelo rio Manacapuru e um de água branca pelo rio Solimões. Utilizando indicadores como composição especifica, diversidade e abundância relativa verificamos que os lagos Boto e Piranha apresentaram valores maiores de diversidade. Enquanto que o Comprido passa a ser um lago de características diferenciadas dos demais, com baixa diversidade. O lago Caverna apresenta maior tendência para lago de água preta, com menor produtividade, quando comparado aos lagos Boto e Piranha. Os componentes analisados, possibilitaram diferenciar significativamente três grupos de lagos (Boto/Piranha, Caverna e Comprido) e que esses grupos estão esclarecendo a transição de ambientes que ocorre na área de transição.

Área de concentração : Biologia de Água Doce e Pesca Interior

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha