Distribuição e chave taxonômica de gêneros de Gerromorpha e Nepomorpha (Insecta: Heteroptera) na Amazônia Central, Brasil / Domingos Leonardo Vireira Pereira.

Por: Pereira, Domingos Leonardo VieiraColaborador(es):Hamada, Neusa [Orientadora] | Melo, Alan Lane de [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2004Notas: xvi, 141 p. : il. (algumas color.), mapasAssunto(s): Insetos aquáticos | Gerromorpha | Heteroptera | NepomorphaClassificação Decimal de Dewey: 595.754 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004 Sumário: São poucos os estudos sobre Heteroptera (Gerromorpha e Nepomorpha) realizados no Brasil, sendo o Estado de Minas Gerais o local onde esses insetos foram mais estudados. Este trabalho teve como objetivo incrementar o conhecimento sobre a riqueza, distribuição e a taxonomia desse grupo de insetos na Amazônia Central. Foram amostrados igarapés nos municípios de Presidente Figueiredo e Manaus (Reserva Florestal Adolpho Ducke) e, ambientes lênticos tais como lagos artificiais nos municípios de Presidente Figueiredo e lagos de várzea e igapó, no município de Manaus. As coletas foram realizadas no período de setembro de 2002 a fevereiro de 2003. Foram coletados 6321 espécimes, distribuídos em 13 famílias, 31 gêneros, 49 espécies e 36 morfótipos de Gerromorpha e Nepomorpha. O material examinado permitiu um novo registro de Belostoma plebejum Stål (Belostomatidae) para a Amazônia Central e quatro espécies novas, pertencentes aos gêneros Hebrus (Hebridae), Microvelia, Paravelia e Platyvelia (Veliidae). Chaves taxonômicas para famílias e gêneros de Heteroptera coletados na área de estudo foram elaboradas, incluindo gêneros não coletados, mas depositados na Coleção de Invertebrados do INPA. Foi utilizado o índice de similaridade de Jaccard para comparar as áreas de coleta baseado na composição da assembléia de Heteroptera; Análise de Componentes Principais (ACP) e Análise Fatorial de Correspondência (AFC) para avaliar se as variáveis ambientais, fisicas e fisico-químicas estão correlacionadas com a distribuição de gêneros de Heteroptera. O índice de similaridade entre as áreas de coleta foram inferiores a 35% (0,35) sugerindo a composição da assembléia de Heteroptera é diferente nessas áreas. A riqueza de Heteroptera em igarapés de Presidente Figueiredo foi superior à de Manaus (Reserva Ducke), sendo riqueza associada, provavelmente, a igarapés com leito rochoso. Quando a riqueza de lagos artificiais, de várzea e de igapó foi comparada, valores similares foram observados entre lagos artificiais e igapó; os lagos de várzea foram os que apresentaram maior riqueza, provavelmente devido a presença de macrófitas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004

São poucos os estudos sobre Heteroptera (Gerromorpha e Nepomorpha) realizados no Brasil, sendo o Estado de Minas Gerais o local onde esses insetos foram mais estudados. Este trabalho teve como objetivo incrementar o conhecimento sobre a riqueza, distribuição e a taxonomia desse grupo de insetos na Amazônia Central. Foram amostrados igarapés nos municípios de Presidente Figueiredo e Manaus (Reserva Florestal Adolpho Ducke) e, ambientes lênticos tais como lagos artificiais nos municípios de Presidente Figueiredo e lagos de várzea e igapó, no município de Manaus. As coletas foram realizadas no período de setembro de 2002 a fevereiro de 2003. Foram coletados 6321 espécimes, distribuídos em 13 famílias, 31 gêneros, 49 espécies e 36 morfótipos de Gerromorpha e Nepomorpha. O material examinado permitiu um novo registro de Belostoma plebejum Stål (Belostomatidae) para a Amazônia Central e quatro espécies novas, pertencentes aos gêneros Hebrus (Hebridae), Microvelia, Paravelia e Platyvelia (Veliidae). Chaves taxonômicas para famílias e gêneros de Heteroptera coletados na área de estudo foram elaboradas, incluindo gêneros não coletados, mas depositados na Coleção de Invertebrados do INPA. Foi utilizado o índice de similaridade de Jaccard para comparar as áreas de coleta baseado na composição da assembléia de Heteroptera; Análise de Componentes Principais (ACP) e Análise Fatorial de Correspondência (AFC) para avaliar se as variáveis ambientais, fisicas e fisico-químicas estão correlacionadas com a distribuição de gêneros de Heteroptera. O índice de similaridade entre as áreas de coleta foram inferiores a 35% (0,35) sugerindo a composição da assembléia de Heteroptera é diferente nessas áreas. A riqueza de Heteroptera em igarapés de Presidente Figueiredo foi superior à de Manaus (Reserva Ducke), sendo riqueza associada, provavelmente, a igarapés com leito rochoso. Quando a riqueza de lagos artificiais, de várzea e de igapó foi comparada, valores similares foram observados entre lagos artificiais e igapó; os lagos de várzea foram os que apresentaram maior riqueza, provavelmente devido a presença de macrófitas.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha