Polinização e sistema reprodutivo da palmeira Astrocaryum aculeatum Meyer na região de Manaus, Amazonas / Christinny Giselly Bacelar Lima.

Por: Lima, Christinny Giselly BacelarColaborador(es):Gribel, Rogério [Orientador] | Mendonça, Maria Silvia de [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus, [s.n.] 2004Notas: 70 f. : il. colorAssunto(s): Astrocaryum aculeatum | Palmeiras -- Amazônia -- Reprodução | PolinizaçãoClassificação Decimal de Dewey: 584.50416 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004 Sumário: Neste trabalho são descritos a fenologia, a polinização e o sistema reprodutivo de Astrocaryum aculeatum Meyer (Arecaceae) na região de Manaus­ AM. As observações das fenofases reprodutivas foram feitas quinzenalmente em 72 plantas. Foi verificado que existe pouca sincronia na floração entre os indivíduos, sendo a espécie classificada como "contínua" quanto ao seu padrão fenológico. O maior percentual de indivíduos floridos ocorreu no início da estação chuvosa, em outubro/2003, atingindo 36% dos indivíduos. Foi observado uma significativa redução na floração entre abril e julho de 2003. A maturação dos frutos ocorre cerca de cinco a seis meses após a floração. Quatro indivíduos de A. aculeatum (5,5%) não produziram infrutescências durante o período de estudo, enquanto dezessete (23,6%) produziram infrutescências cujos frutos não completaram seu desenvolvimento. Dez inflorescências, sendo uma de cada indivíduo, foram acompanhadas para a descrição da morfologia e biologia floral. A inflorescência de A. acu/eatum é do tipo panícula de espigas com tamanho médio de 164 ::!: 293 cm (n= 7), apresentando cerca de 375 ::!: 49,5 ráquilas providas de flores unissexuadas. Em cada ráquila ocorre em média 2,3::!:1, 1 (n=70) flores pistiladas e 598,2 ::!: 122,1 (n=70) flores estaminadas. Ocorre termogênese com diferença de até 6 °C entre a temperatura da inflorescência para a ambiente. Os estigmas das flores pistiladas encontram-se receptivos no momento de exposição das flores, mantendo-se receptivos até o 3° dia após a antese. Existe grande disponibilidade de pólen e ausência de néctar nas flores estaminadas. A protoginia ocorre na espécie, com sobreposição das fases "sexuais", inicia-se cerca de 12h.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 584.50416 L732p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0344

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2004

Neste trabalho são descritos a fenologia, a polinização e o sistema reprodutivo de Astrocaryum aculeatum Meyer (Arecaceae) na região de Manaus­ AM. As observações das fenofases reprodutivas foram feitas quinzenalmente em 72 plantas. Foi verificado que existe pouca sincronia na floração entre os indivíduos, sendo a espécie classificada como "contínua" quanto ao seu padrão fenológico. O maior percentual de indivíduos floridos ocorreu no início da estação chuvosa, em outubro/2003, atingindo 36% dos indivíduos. Foi observado uma significativa redução na floração entre abril e julho de 2003. A maturação dos frutos ocorre cerca de cinco a seis meses após a floração. Quatro indivíduos de A. aculeatum (5,5%) não produziram infrutescências durante o período de estudo, enquanto dezessete (23,6%) produziram infrutescências cujos frutos não completaram seu desenvolvimento. Dez inflorescências, sendo uma de cada indivíduo, foram acompanhadas para a descrição da morfologia e biologia floral. A inflorescência de A. acu/eatum é do tipo panícula de espigas com tamanho médio de 164 ::!: 293 cm (n= 7), apresentando cerca de 375 ::!: 49,5 ráquilas providas de flores unissexuadas. Em cada ráquila ocorre em média 2,3::!:1, 1 (n=70) flores pistiladas e 598,2 ::!: 122,1 (n=70) flores estaminadas. Ocorre termogênese com diferença de até 6 °C entre a temperatura da inflorescência para a ambiente. Os estigmas das flores pistiladas encontram-se receptivos no momento de exposição das flores, mantendo-se receptivos até o 3° dia após a antese. Existe grande disponibilidade de pólen e ausência de néctar nas flores estaminadas. A protoginia ocorre na espécie, com sobreposição das fases "sexuais", inicia-se cerca de 12h.

Área de concentração: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha