Assembléias de peixes em poças temporárias marginais a riachos de terra-firme, Amazônia Central / Victor Fernando Volpato Pazin.

Por: Pazin, Victor Fernando VolpatoColaborador(es):Magnusson, William Ernest [Orientador] | Zuanon, Jansen [Coorientador]Detalhes da publicação: 2004Notas: v, 43 f. : mapaAssunto(s): Ecologia de água doce -- Amazônia | Peixes -- Amazônia -- EcologiaClassificação Decimal de Dewey: 574.52632 Nota de dissertação: Dissertação (Mestre)- INPA/UFAM, 2004 Sumário: Os efeitos de fatores estruturais do habitat e físico-químicos da água sobre a composição, riqueza e distribuição de assembléias de peixes em poças temporárias, próximas a riachos, foram examinados em três escalas espaciais: micro (entre poças), meso (entre parcelas) e macro (entre redes de drenagem), em uma reserva florestal de terra-fírme na Amazônia Central. As assembléias de peixes foram compostas por subconjuntos de 18 espécies de pequeno porte. As espécies foram amplamente distribuídas pela reserva. A ictiofauna teve um padrão de distribuição hierárquica, sendo que poças menores apresentaram um sub-conjunto das espécies, encontradas em poças maiores. A composição e riqueza das espécies foram semelhantes entre as redes de drenagem. A estrutura das assembléias de peixes foi influenciada por fatores locais relacionados à estrutura do habitat, como área e profundidade da poça, abertura do dossel e índice de permanência de água nas poças. Os fatores fisico-químicos da água nas poças foram semelhantes entre as redes de drenagem e não tiveram efeitos detectáveis sobre as assembléias de peixes de poças. Não foi encontrada relação entre a composição, riqueza e abundância de peixes nas poças e os peixes dos trechos de riachos adjacentes.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 574.52632 P348a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0266

Dissertação (Mestre)- INPA/UFAM, 2004

Os efeitos de fatores estruturais do habitat e físico-químicos da água sobre a composição, riqueza e distribuição de assembléias de peixes em poças temporárias, próximas a riachos, foram examinados em três escalas espaciais: micro (entre poças), meso (entre parcelas) e macro (entre redes de drenagem), em uma reserva florestal de terra-fírme na Amazônia Central. As assembléias de peixes foram compostas por subconjuntos de 18 espécies de pequeno porte. As espécies foram amplamente distribuídas pela reserva. A ictiofauna teve um padrão de distribuição hierárquica, sendo que poças menores apresentaram um sub-conjunto das espécies, encontradas em poças maiores. A composição e riqueza das espécies foram semelhantes entre as redes de drenagem. A estrutura das assembléias de peixes foi influenciada por fatores locais relacionados à estrutura do habitat, como área e profundidade da poça, abertura do dossel e índice de permanência de água nas poças. Os fatores fisico-químicos da água nas poças foram semelhantes entre as redes de drenagem e não tiveram efeitos detectáveis sobre as assembléias de peixes de poças. Não foi encontrada relação entre a composição, riqueza e abundância de peixes nas poças e os peixes dos trechos de riachos adjacentes.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha