Comparações empíricas entre medições multiespectrais de sistemas sensores e índice de área foliar verde em floresta amazônica de transição / George Sanches Suli.

Por: Suli, George SanchesColaborador(es):Zeilhofer, Peter [Orientador]Detalhes da publicação: Cuiabá 2004Notas: viii, 77 f. : ilAssunto(s): Índice de Área Foliar | Satélites artificiais em sensoriamento remotoClassificação Decimal de Dewey: 551.65811 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2004 Sumário: Este trabalho aplica imagens multiespectrais e fotografias hemisféricas de uma floresta seca de transição amazônica para: (a) estimar o Índice de Área Foliar por meio de fotografias hemisféricas; (b) estimar valores de NDVI (ou IPVI correspondente) por meio de imagens de satélite IKONOS e LANDSAT ETM+; (c) verificar a correlação entre Índice de Área Foliar e o NDVI, no período de transição úmido-seco; (d) mostrar a dinâmica do manejo seletivo entre 2000, 2001 e 2002 por meio de imagens de satélite IKONOS. Para estudos de correlação com índices espectrais de vegetação, como o NDVI, os valores de área foliar foram estimados pela análise de fotografias hemisféricas. Esses valores foram associados por meio de correlação de Pearson a valores de NDVI (ou IPVI) obtidos pelos sensores IKONOS e LANDSAT ETM+. Alguns aspectos da análise usando essas imagens são abordados, como a importância da correção atmosférica, o uso de diferença entre imagens para avaliação temporal desses índices e a validação a partir de métodos estatísticos para a avaliação do modelo. A falta de correlação significativa entre os dados obtidos revela a importância da correlação temporal entre dados comparados, provavelmente devido à sazonalidade e heterogeneidade de espécies na floresta seca de transição. São apresentadas algumas sugestões para a realização de estudos futuros.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.65811 S949c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0100

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2004

Este trabalho aplica imagens multiespectrais e fotografias hemisféricas de uma floresta seca de transição amazônica para: (a) estimar o Índice de Área Foliar por meio de fotografias hemisféricas; (b) estimar valores de NDVI (ou IPVI correspondente) por meio de imagens de satélite IKONOS e LANDSAT ETM+; (c) verificar a correlação entre Índice de Área Foliar e o NDVI, no período de transição úmido-seco; (d) mostrar a dinâmica do manejo seletivo entre 2000, 2001 e 2002 por meio de imagens de satélite IKONOS. Para estudos de correlação com índices espectrais de vegetação, como o NDVI, os valores de área foliar foram estimados pela análise de fotografias hemisféricas. Esses valores foram associados por meio de correlação de Pearson a valores de NDVI (ou IPVI) obtidos pelos sensores IKONOS e LANDSAT ETM+. Alguns aspectos da análise usando essas imagens são abordados, como a importância da correção atmosférica, o uso de diferença entre imagens para avaliação temporal desses índices e a validação a partir de métodos estatísticos para a avaliação do modelo. A falta de correlação significativa entre os dados obtidos revela a importância da correlação temporal entre dados comparados, provavelmente devido à sazonalidade e heterogeneidade de espécies na floresta seca de transição. São apresentadas algumas sugestões para a realização de estudos futuros.

Área de concentração: Física e Meio Ambiente.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha