Comparação dos fluxos de calor sensível e latente em duas florestas do estado de Mato Grosso pelo método da razão de Bowen / Floricio Rocha Filho.

Por: Rocha Filho, FloricioColaborador(es):Nogueira, José de Souza [Orientador]Detalhes da publicação: Cuiabá 2004Notas: v, 46 fAssunto(s): Calor latente | Calor sensível | Energia | Evapotranspiração | EvaporaçãoClassificação Decimal de Dewey: 551.52 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2004 Sumário: Medições dos fluxos de calor e particionamento da radiação solar em função da sazonalidade foram efetuadas através de equipamentos micrometeorológicos e utilizando-se a Razão de Bowen em duas áreas de floresta no Estado de Mato Grosso, Floresta Amazônica, localizada no município de Alta Floresta, no Noroeste do Estado e Floresta de Transição, situada no município de Sinop, Centro Oeste de Mato Grosso. Os dados foram coletados durante o ano de 2003 e no período correspondente do primeiro dia de janeiro ao primeiro dia de setembro de 2004, sendo comparados estatisticamente. Conclui-se que existem diferenças significativas nas taxas de evapotranspiração entre as duas coberturas vegetais. No ano de 2003 e no período estudado de 2004 a Floresta de Transição evapotranspirou em maiores taxas que a Floresta Amazônica. Na comparação por estação, no período que corresponde à estação úmida, a Floresta de Transição absorveu maior parte de radiação na forma de calor latente que a Floresta Amazônica no ano de 2003, signiifcando uma maior taxa evaporativa para a Floresta de Transição. Durante a estação seca a Floresta de transição evapotranspirou em menores taxas que a Floresta Amazônica. No ano de 2004, durante a estação seca, não foram registradas diferenças entre as duas Florestas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.52 R672c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0202

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2004

Medições dos fluxos de calor e particionamento da radiação solar em função da sazonalidade foram efetuadas através de equipamentos micrometeorológicos e utilizando-se a Razão de Bowen em duas áreas de floresta no Estado de Mato Grosso, Floresta Amazônica, localizada no município de Alta Floresta, no Noroeste do Estado e Floresta de Transição, situada no município de Sinop, Centro Oeste de Mato Grosso. Os dados foram coletados durante o ano de 2003 e no período correspondente do primeiro dia de janeiro ao primeiro dia de setembro de 2004, sendo comparados estatisticamente. Conclui-se que existem diferenças significativas nas taxas de evapotranspiração entre as duas coberturas vegetais. No ano de 2003 e no período estudado de 2004 a Floresta de Transição evapotranspirou em maiores taxas que a Floresta Amazônica. Na comparação por estação, no período que corresponde à estação úmida, a Floresta de Transição absorveu maior parte de radiação na forma de calor latente que a Floresta Amazônica no ano de 2003, signiifcando uma maior taxa evaporativa para a Floresta de Transição. Durante a estação seca a Floresta de transição evapotranspirou em menores taxas que a Floresta Amazônica. No ano de 2004, durante a estação seca, não foram registradas diferenças entre as duas Florestas.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha