Avaliação da ocorrência de espécies de Anopheles e de outros culicídeos na Hidrelétrica de Balbina, durante e após cinco anos do enchimento do reservatório / Lisardo Osório Quintero.

Por: Osório Quintero, LisardoColaborador(es):Tadei, Wanderli Pedro [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus, [s.n.] 1996Notas: 95 f. : ilAssunto(s): Anopheles -- Amazonas | Culicidae -- Amazonas | Ecologia de reservatórios -- Usina hidrelétrica de Balbina (AM)Classificação Decimal de Dewey: 595.7 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1996 Sumário: Um inquérito entomológico foi realizado na área de influência da Hidrelétrica de Balbina, situada a 146 km de Manaus, Amazonas, para avaliar os possíveis efeitos sobre as populações de Anopheles e de outros culicídeos. Os dados obtidos em 1987 e 1988, durante o enchimento do reservatório, foram comparados com os obtidos em 1994. Cinco anos após a formação do lago, A. nuneztovari é a espécie mais freqüente na área, ocorrendo também A. darlingi e A. triannulatus. Espécimes das duas primeiras espécies se mostraram positivas para Plasmodium com testes imunoenzimáticos. A prevalência de mosquitos positivos foi 1:35 para A. darlingi e apenas 1:548 para A. nuneztovari. A densidade dos outros culicídeos foi menor em 1994 em relação aquela observada em 1987 e 1988, embora a diversidade foi comparável com a registrada em outras hidrelétricas da Amazônia, construídas em rios de águas brancas ou claras. Nas águas pretas da Balbina, uma proliferação inicial de macrófitas foi seguida pela redução destas, possivelmente pela falta de nutrientes na áqua. A escassez de Mansonia sp. na área deve estar relacionada com a diminuição no crescimento das macrófitas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.7 O83a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 96-0605
Livro Livro
Dissertação T 595.7 O83a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1428

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1996

Um inquérito entomológico foi realizado na área de influência da Hidrelétrica de Balbina, situada a 146 km de Manaus, Amazonas, para avaliar os possíveis efeitos sobre as populações de Anopheles e de outros culicídeos. Os dados obtidos em 1987 e 1988, durante o enchimento do reservatório, foram comparados com os obtidos em 1994. Cinco anos após a formação do lago, A. nuneztovari é a espécie mais freqüente na área, ocorrendo também A. darlingi e A. triannulatus. Espécimes das duas primeiras espécies se mostraram positivas para Plasmodium com testes imunoenzimáticos. A prevalência de mosquitos positivos foi 1:35 para A. darlingi e apenas 1:548 para A. nuneztovari. A densidade dos outros culicídeos foi menor em 1994 em relação aquela observada em 1987 e 1988, embora a diversidade foi comparável com a registrada em outras hidrelétricas da Amazônia, construídas em rios de águas brancas ou claras. Nas águas pretas da Balbina, uma proliferação inicial de macrófitas foi seguida pela redução destas, possivelmente pela falta de nutrientes na áqua. A escassez de Mansonia sp. na área deve estar relacionada com a diminuição no crescimento das macrófitas.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha