Morfologia dos estágios de vida livre de Perulernaea gamitanae Thatcher & Paredes, 1985 (Crustacea: Cyclopoda: Lernaeidae), parasita do tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), (Characiformes: Serrasalmidae / Maria Linda Flora de Novaes Benetton.

Por: Benetton, Maria Linda Flora de NovaesColaborador(es):Malta, Jos' Celso de Oliveira [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1996Notas: 54f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- Parasitas | Perulernaea gamitanaeClassificação Decimal de Dewey: 595.34 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1996 Sumário: Os estágios de náuplios de Perulernaea gamitanae Thatcher & Paredes,1985 foram estudados a partir de cultura de ovos obtidos de fêmeas adultas, parasitas de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) (Characiformes: Serrasalmidae), provenientes de tanques de cultivo em Manaus, Amazonas, Brasil. As larvas foram mantidas no laboratório à temperatura de 28°C. O desenvolvimento de P. gamitanae de náuplio I até náuplio Vl durou cinco dias e cada estágio era precedido de uma muda. As principais diferenças entre cada estágio, foram o aparecimento de setas no segmento terminal da antênula, acréscimo no número de setas furcais, variação no comprimento e na forma do corpo. No sexto dia, eclodiu o primeiro estágio de copepodito, que sobreviveu sete dias sem sofrer muda. Descrições morfológicas pormenorizadas e ilustrações foram feitas para todos os estágios de náuplios e para o primeiro estágio de copepodito.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.34 B465m (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 96-0778
Livro Livro
Dissertação T 595.34 B465m (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0547

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1996

Os estágios de náuplios de Perulernaea gamitanae Thatcher & Paredes,1985 foram estudados a partir de cultura de ovos obtidos de fêmeas adultas, parasitas de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) (Characiformes: Serrasalmidae), provenientes de tanques de cultivo em Manaus, Amazonas, Brasil. As larvas foram mantidas no laboratório à temperatura de 28°C. O desenvolvimento de P. gamitanae de náuplio I até náuplio Vl durou cinco dias e cada estágio era precedido de uma muda. As principais diferenças entre cada estágio, foram o aparecimento de setas no segmento terminal da antênula, acréscimo no número de setas furcais, variação no comprimento e na forma do corpo. No sexto dia, eclodiu o primeiro estágio de copepodito, que sobreviveu sete dias sem sofrer muda. Descrições morfológicas pormenorizadas e ilustrações foram feitas para todos os estágios de náuplios e para o primeiro estágio de copepodito.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha