Anatomia foliar de Aldina heterophylla Spruce Ex Benth. (Leguminosae) : uma espécie das campinas amazônicas / Maria Gracimar Pacheco de Araújo.

Por: Araújo, Maria Gracimar Pacheco deColaborador(es):Mendonça, Maria Sílvia de [Orientadora.]Detalhes da publicação: 1996Notas: 68 f. : ilAssunto(s): Folhas -- Anatomia | Macucu -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 581.4 Nota de dissertação: Dissertação (Mestre)-- INPA/UFAM, 1996. Sumário: Aldina heterophylla Spruce ex Benth, Leguminosae é uma espécie facilmente encontrada em diferentes campinas da Amazônia Central. Possui características morfológicas peculiares que revelam a sua interação com o ambiente, apresentando variação no seu porte nas diversas campinas, sob distintas condições de solo, luz e temperatura. O presente estudo foi realizado na intenção de conhecer o grau de escleromorfismo das folhas sob diferentes níveis de luminosidade e observar aspectos da plasticidade da espécie em relação às distintas condições ambientais. De folíolos coletados de dois microambientes (sol e sombra) dentro de três macroambientes (campina aberta, campina alta e campina sombreada), foram feitos cortes histológicos e dissociação de epidermes, para a descrição anatômica do folíolo e avaliação de alguns aspectos quantitativos do mesmo. De maneira geral, em todos os macroambientes a planta desenvolve estruturas escleromorfas podendo-se considerar a intensidade luminosa como um fator determinante do seu escleromorfismo. Conseqüentemente, as folhas de sol são relativamente mais escleromorfas que as de sombra. Os resultados sugerem que Aldina heterophylla está melhor adaptada às condições ambientais da campina alta, visto que ali apresenta crescimento exuberante, em relação à campina aberta e à campina sombreada.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 581.4 A663 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1621

Dissertação (Mestre)-- INPA/UFAM, 1996.

Aldina heterophylla Spruce ex Benth, Leguminosae é uma espécie facilmente encontrada em diferentes campinas da Amazônia Central. Possui características morfológicas peculiares que revelam a sua interação com o ambiente, apresentando variação no seu porte nas diversas campinas, sob distintas condições de solo, luz e temperatura. O presente estudo foi realizado na intenção de conhecer o grau de escleromorfismo das folhas sob diferentes níveis de luminosidade e observar aspectos da plasticidade da espécie em relação às distintas condições ambientais. De folíolos coletados de dois microambientes (sol e sombra) dentro de três macroambientes (campina aberta, campina alta e campina sombreada), foram feitos cortes histológicos e dissociação de epidermes, para a descrição anatômica do folíolo e avaliação de alguns aspectos quantitativos do mesmo. De maneira geral, em todos os macroambientes a planta desenvolve estruturas escleromorfas podendo-se considerar a intensidade luminosa como um fator determinante do seu escleromorfismo. Conseqüentemente, as folhas de sol são relativamente mais escleromorfas que as de sombra. Os resultados sugerem que Aldina heterophylla está melhor adaptada às condições ambientais da campina alta, visto que ali apresenta crescimento exuberante, em relação à campina aberta e à campina sombreada.

Área de concentração: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha