Contribuição ao estudo fitoquímico do gênero Protium : Protium hebetatum (Burseraceae) / Túlio de Orleans Gadelha Costa.

Por: Costa, Túlio de Orleans GadelhaColaborador(es):Wolter Filho, Wilson [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 1996Notas: 69 f. : ilAssunto(s): Fitoquímica | Protium hebetatum -- Análise químicaClassificação Decimal de Dewey: 547.7 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)- INPA/UFAM, 1996 Sumário: A presente dissertação descreve o estudo dos constituintes químicos do caule de Protium hebetatum (Daly). Do fracionamento dos extratos etérico e etanólico do caule de P. hebetatum foram isolados por cromatografia em coluna, uma mistura contendo duas substâncias de natureza terpenoídica pentacíclica, alfa e , ß-amirina, uma mistura contendo três substâncias de natureza esteroídica, campesterol, estigmasterol e sitosterol, uma sulfona, identificada como difenilsulfona e uma cumarina, identificada como escopoletina. A elucidação estrutural dos terpenos e esteróides envolveu principalmente cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. A sulfona e a cumarina foram identificadas através de comparações dos dados espectrais de IV, UV, EM, RMN de ¹H e ¹³C com os da literatura.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 547.7 C837c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 96-0797

Dissertação (mestrado)- INPA/UFAM, 1996

A presente dissertação descreve o estudo dos constituintes químicos do caule de Protium hebetatum (Daly). Do fracionamento dos extratos etérico e etanólico do caule de P. hebetatum foram isolados por cromatografia em coluna, uma mistura contendo duas substâncias de natureza terpenoídica pentacíclica, alfa e , ß-amirina, uma mistura contendo três substâncias de natureza esteroídica, campesterol, estigmasterol e sitosterol, uma sulfona, identificada como difenilsulfona e uma cumarina, identificada como escopoletina. A elucidação estrutural dos terpenos e esteróides envolveu principalmente cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. A sulfona e a cumarina foram identificadas através de comparações dos dados espectrais de IV, UV, EM, RMN de ¹H e ¹³C com os da literatura.

Área de concentração: Química de Produtos Naturais.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha