Estudo da alimentação e reprodução de Mylossoma duriventris Cuvier, 1818 (Pisces, Characoidei), do Lago Janauacá, AM, Brasil / Ilka Maria Prazeres Paixão.

Por: Paixão, Ilka Maria PrazeresColaborador(es):Junk, Wolfgang Joannes [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1980Notas: 126 f. : ilAssunto(s): Pacu -- Janauacá, Lago (AM) -- Alimentação | Pacu -- Janauacá, Lago (AM) -- ReproduçãoClassificação Decimal de Dewey: 597.016 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1980 Sumário: A alimentação e reprodução de Mylossoma duriventris Cuvier, 1818 na área do Janauacá, um lago de várzea da Amazônia Central, próximo a Manaus, foram investigadas no período de junho de 1977 a maio de 1978. Os dados foram analisados em relação às oscilações sazonais fluviométricas da região, hábitos alimentares de adultos e juvenis, relação peso total e comprimento total, sex-ratio, início de primeira maturação sexual, índice gonadossomático, época de desova, observações histológicas e fecundidade.Foi demonstrado que o regime alimentar é composto por elementos vegetal e animal, porém os vegetais são mais importantes. Os hábitos alimentares entre fêmeas e machos não variam quali e quantitativamente quando analisados mensalmente. Entretanto sofrem alterações marcantes quando comparados entre enchente e vazante. Diferenças marcantes ocorrem entre hábitos alimentares dos adultos em relação aos juvenis, analisados separadamente. Bignoniaceae e Leguminoseae foram preferenciais para adultos e Gramineae e moluscos para os juvenis. O espectro alimentar total caracteriza a espécie como herbívora com preferência frutívora, com certas tendências omnívoras. A relação peso e comprimento difere significantemente entre machos e fêmeas. A proporção sexual é próxima de 1: 1. A primeira maturação sexual ocorre aos 156 mm de comprimento total. O período de reprodução é longo e a desova coincide com o aumento do nível das águas. Os valores médios do IGS associados às análises de distribuição do tamanho dos ovócitos e observações histológicas reforçam a ocorrência de dois picos de desova. A fecundidade variou de 25.488 a 99.998 óvulos e está mais relacionada com o peso das gônadas, que ao seu comprimento.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 597.016 P149e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0098

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1980

A alimentação e reprodução de Mylossoma duriventris Cuvier, 1818 na área do Janauacá, um lago de várzea da Amazônia Central, próximo a Manaus, foram investigadas no período de junho de 1977 a maio de 1978. Os dados foram analisados em relação às oscilações sazonais fluviométricas da região, hábitos alimentares de adultos e juvenis, relação peso total e comprimento total, sex-ratio, início de primeira maturação sexual, índice gonadossomático, época de desova, observações histológicas e fecundidade.Foi demonstrado que o regime alimentar é composto por elementos vegetal e animal, porém os vegetais são mais importantes. Os hábitos alimentares entre fêmeas e machos não variam quali e quantitativamente quando analisados mensalmente. Entretanto sofrem alterações marcantes quando comparados entre enchente e vazante. Diferenças marcantes ocorrem entre hábitos alimentares dos adultos em relação aos juvenis, analisados separadamente. Bignoniaceae e Leguminoseae foram preferenciais para adultos e Gramineae e moluscos para os juvenis. O espectro alimentar total caracteriza a espécie como herbívora com preferência frutívora, com certas tendências omnívoras. A relação peso e comprimento difere significantemente entre machos e fêmeas. A proporção sexual é próxima de 1: 1. A primeira maturação sexual ocorre aos 156 mm de comprimento total. O período de reprodução é longo e a desova coincide com o aumento do nível das águas. Os valores médios do IGS associados às análises de distribuição do tamanho dos ovócitos e observações histológicas reforçam a ocorrência de dois picos de desova. A fecundidade variou de 25.488 a 99.998 óvulos e está mais relacionada com o peso das gônadas, que ao seu comprimento.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha